A morte de dois jacarés-do-papo-amarelo em Florianópolis é apurada por órgãos ambientais. Uma das suspeitas é que os animais tenham morrido devido a um vazamento de óleo diesel.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Os animais foram encontrados decapitados no sábado (6) em uma área do bairro Santa Mônica. Um terceiro jacaré também foi visto no local. Ele pegou a carcaça de um dos bichos e deixou a região.

O outro animal foi recolhido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e passará por perícia. O laudo com a causa da morte deve ser divulgado até quarta-feira (10).

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) investiga se o vazamento pode ter ligação com as mortes.

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, nesta segunda-feira (8), a superintendente da Floram Beatriz Campos Kowalski, informou que outra linha de investigação é que os jacarés tenham morrido por acção humana.

— Ontem (domingo), o IMA através do seu centro de triagem de animais silvestres recolheu um dos animais que foram encontrados mortos e ele está sendo submetido a uma perícia. Para que a gente consiga identificar se a causa da morte teve a ver com o vazamento ou se teve outra causa — afirmou.

Segundo o professor de Ecologia e Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Paulo Horta, as primeiras evidências sinalizam para o diesel na água próxima ao local onde os jacarés foram encontrados.

— A poluição por diesel direta ou indireta, através de águas subterrâneas, representa grande ameaça à saúde pública, principalmente como resultado com eventual exposição ao hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs)s.— comentou.

Continua depois da publicidade

Polícia apura as mortes

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, coronel Marledo Egídio Costa, afirmou que a polícia trabalha com duas linhas de investigação. Além de uma intoxicação, a ação humana na morte dos animais também é apurada.

Em nota, a Polícia Civil informou que apura a morte dos animais. Além do IMA, o Instituto Geral de Perícias (IGP) também esteve no local.

“A Polícia Civil aguarda o resultado de análises para saber se a morte dos jacarés foi causada ou não pela poluição. Nesta 2ª feira (08), a Polícia Civil, juntamente com a Floram e o IGP, realizam novas diligências na região”.

Uma equipe do IMA esteve na região na manhã desta segunda com um drone para fazer um levantamento da extensão da mancha.

Continua depois da publicidade

Leia também 

Serpente mais venenosa do Brasil é encontrada em casa no Vale do Itajaí

Invasão de jacarés em Tijucas intriga autoridades e motiva investigação

Bebê chora e pais o encontram enrolado por cobra coral