Presentes na maioria dos municípios de Santa Catarina, as cooperativas de crédito avançam ao apostar nas relações humanas para atender o público. Enquanto as transações bancárias digitais se consolidam e tiram do mercado muitas agências físicas, as cooperativas de crédito investem no atendimento presencial.

Continua depois da publicidade

Ao menos 1 milhão de associados integram o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

– Temos um portfólio de produtos para entregar ao associado, uma rede com 513 pontos de atendimento, onde nos 266 municípios de Santa Catarina estamos atendendo este associado – disse o presidente do Sicoob Rui Schneider da Silva.

Aliado ao atendimento personalizado a tendência do sistema é cada vez mais dispor de serviços digitais, conforme o presidente.

– O associado, pessoa física ou jurídica, pode usar a qualquer horário o Sicoobnet, fazer pagamentos, transferências até do exterior. Tentamos mesclar, a atenção presencial, porque ainda somos novos perante os bancos, ao sistema digital – explicou.

Continua depois da publicidade

De acordo com Rui Schneider da Silva, o sistema de cooperativas trabalha com uma projeção de crescimento de até 15% para 2020.

– Nossa meta é até o começo de 2021, com aumento das operações de crédito e também de depósitos até chegar em torno de 18 a 20% e a nossa rentabilidade sobre o patrimônio não ultrapassar em torno de 16 a 20%, porque não pensamos em ter lucros exorbitantes, porque o objetivo é atender o associado – declarou.