Depois de tanto ouvir todo mundo dizendo que Joinville não tinha nada para fazer, Sabrina Schmitz (que está de blusa azul na foto) resolveu criar um blog para falar sobre a cidade e os eventos que acontecem aqui e na região. Chamou duas amigas para, juntas, produzirem o conteúdo. O nome é sugestivo: umaturistalocalemjoinville.com.br e sempre tem post novo. Conversei com ela para saber mais sobre esse projeto que quer mostrar o que acontece na nossa cidade e que já tem um ano.
Continua depois da publicidade
Como surgiu essa ideia de fazer o blog?
Trabalho com turismo em Joinville há sete anos e recebi muitos feedbacks de turistas dizendo que quando perguntaram para algum joinvilense o que tinha de bom para fazer na cidade, receberam como resposta: ¿Joinville não tem nada para fazer, vá à praia.¿ Comecei a fazer uma pesquisa com amigos e conhecidos, fazendo a mesma pergunta e recebia a mesma resposta. A partir daí comecei a pesquisar blogs que falassem do que fazer em Joinville. Achei pouquíssimos, e nos que tinham, as informações eram antigas e desatualizadas. Foi ai que nasceu o blog.
A intenção é mostrar o que acontece na nossa cidade?
No blog contamos experiências de passeios; damos dicas sobre a cidade; falamos sobre os pontos turísticos; mapeamos restaurantes e cafés de que mais gostamos; listamos espaços e eventos na cidade; e mapeamos tribos de Joinville, corredores, motoqueiros, aventureiros, zens.
Continua depois da publicidade
São três olhares sobre Joinville?
Somos três mulheres apaixonadas por Joinville e bem passeadeiras! Eu sou arquiteta de formação, mas há sete anos administro o hotel que é da minha família e me apaixonei pela área de turismo; a Carol Winter é jornalista e assessora de imprensa; e a Ester Zen é publicitária de formação e sócia de duas casas de eventos da cidade. Como todas trabalham em áreas afins a eventos, turismo e divulgação na cidade, estamos sempre antenadas no que acontece em Joinville e trocando figurinhas de coisas legais que descobrimos por aqui.
Leia mais notícias da colunista Rejane Gambin
Ajudando o próximo
Está vendo essa turminha animada aí em cima? Pois ela não mede esforços para ajudar o próximo. E por isso está sendo programado para o dia 23 de setembro um carreteiro beneficente. O evento vai acontecer no Kartódromo, a partir das 11h30, com direito a música ao vivo e DJ. Os ingressos, por pessoa, custam R$ 25 antecipados e R$ 30 na hora. Com o dinheiro arrecadado no evento eles pretendem construir uma quadra de esportes no Instituto Priscila Zanetti, que atende a mais de 200 crianças e adolescentes no Jardim Paraíso.
Segurança pública
No lançamento do curso de graduação em ciências da segurança pública, que será oferecido pela Católica em Joinville e Jaraguá do Sul a partir do ano que vem, o coronel Alexandre Marcos de Jesus, comandante do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville; Alexandre de Andrade Silva, delegado da Polícia Federal de Joinville; Robert Burnett, reitor da Católica de Santa Catarina; e o coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, comandante da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.
Internacional
Convidada para expor no Parco Nocivelli, ponto de encontro de Verolanouva, no Norte da Itália, a artista plástica catarinense Adri Volpi acabou virando superstar na cidadezinha de onde partiram seus antepassados. Foi recebida pelas principais autoridades locais, assediada pela imprensa, pintou um painel ao vivo e em cores e ainda foi escalada para grafitar a primeira parede do gênero na cidade, imprimindo as cores vibrantes que caracterizam sua obra no Ambulatório Comunale. A artista retornou ao Brasil na sexta-feira, mas a arte da nossa artista catarinense está por lá! Na foto, ela em frente a uma de suas obras feitas na Itália.
Continua depois da publicidade
Zen- budismo
A comunidade zen-budista de Joinville Daissen-Ji está presente na cidade há cinco anos, com o propósito de buscar a paz, a harmonia e o bem comum. Agora em novo endereço, programou para a inauguração uma meditação. Será no dia 13 de setembro, às 20h, no Cow Coworking Space que fica na rua Lages. A prática é aberta para quem quiser.