Se você é fã de uma boa cerveja, vai gostar de saber que tem um motivo a mais para beber pelo menos uma no dia de hoje. É que, exatamente hoje, primeira sexta-feira de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Cerveja. Uma comemoração que nasceu em 2007 numa mesa de bar nos Estados Unidos, com quatro amigos que decidiram criar uma data para celebrar essa bebida tão popular. Como em terras joinvilenses muita gente também gosta de beber uma cervejinha, vale falar mais sobre ela, tirar algumas dúvidas e até derrubar mitos sobre essa bebida. Quem responde às perguntas é o sommelier de cervejas Daniel Wolff.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br.

Confira mais colunas de Rejane Gambin.

É verdade que a cerveja artesanal é muito alcoólica?

Na verdade, depende. Há as mais alcoólicas e as menos alcoólicas, as mais amargas e as menos amargas, as mais e as menos encorpadas. O fato de a cerveja ser artesanal tem a ver somente com os processos de produção e com a variedade e qualidade dos insumos nela utilizados.

Continua depois da publicidade

Cervejas escuras são mais intensas?

A cor de uma cerveja é resultado das variedades de malte utilizadas em sua receita. Quanto mais intensa a tosta do malte, mais escura será sua cor e isso será transmitido ao produto final. Por isso, o espectro de cores das cervejas vai do amarelo-palha ao preto opaco, passando pelo avermelhado e marrom. No entanto, este é apenas um aspecto sensorial, e existem cervejas claras muito potentes como as Belgian Tripel, e cervejas escuras mais leves e resfrescantes como as Schwarzbier.

Cerveja engorda?

Alguns estilos de cerveja são menos calóricos que outros, dependendo do processo de produção e do teor alcoólico. O impacto na ¿barriga¿ de quem está degustando vai depender também da quantidade ingerida. Porém, fazendo um comparativo com doses iguais, a cerveja geralmente tem menos calorias do que o vinho, a cachaça ou até mesmo o suco de laranja. O ideal para evitar engordar é beber com moderação, dar preferência a estilos menos encorpados e com teor alcoólico mais baixo, além de optar por petiscos leves para acompanhar, como palmito com azeite e orégano, queijos brancos e rolinhos de peito de peru com rúcula.

Toda cerveja deve ser bebida bem gelada?

Cada estilo de cerveja tem a sua temperatura ideal. Há aqueles em que o indicado é beber em temperatura de adega, entre 12°C e 16°C, como as inglesas do estilo Barley Wine, que são potentes, complexas e encorpadas. Já outros estilos menos intensos, mas igualmente aromáticos, como as India Pale Ale ou Bock, atingem seu maior potencial na faixa dos 7ºC a 10°C. E mesmo as American Lager, comumente chamadas de tipo Pilsen no Brasil, não devem ser consumidas a 0°C. Isso porque, em temperaturas muito baixas, as papilas gustativas ficam anestesiadas e os aromas da bebida, menos voláteis, fazendo com que deixemos de sentir características importantes da bebida.

Faz diferença o tipo de copo que se usa pra beber cerveja?

O copo pode influenciar na maneira como sentimos o aroma da cerveja, interferindo positiva ou negativamente na degustação. O copo também pode interferir visualmente, como na retenção de espuma. O copo Weissbier tem um formato adequado para manter a formação do colarinho, enquanto a taça snifter concentra os aromas de cervejas mais complexas. Já o famoso pint tem um formato utilitário que possibilita serem empilhados, e sua boca mais larga permite beber em grandes goles.

Continua depois da publicidade

Evento

O Connect Ideias & Negócios, evento promovido pela Ajorpeme, trouxe para Joinville nesta semana Marcos Piangers e Caco Barcellos. Eles falaram sobre criatividade e resiliência. No clique depois do evento, os palestrantes com a presidente do Instituto Ajorpeme, Adriane Mückler, e o presidente da Ajorpeme, Célio Valcanaia.

Semana da Amamentação

Equipe do Centro Hospitalar Unimed de Joinville em visita à Maternidade Darcy Vargas reforçando a parceria entre os postos de coleta das duas unidades que trabalham fortemente para incentivar as mamães doadoras.

Mais aleitamento

Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Hospital e Maternidade Jaraguá promoveu várias ações para incentivar ainda mais a amamentação. Na foto, um grupo de mães que foram homenageadas por doarem leite para o banco de leite da maternidade.