A reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e os estudantes que ocupam o prédio administrativo do Campus 1, em Florianópolis, chegaram a um acordo nesta quinta-feira. A universidade se comprometeu a retirar a liminar judicial da reintegração de posse na condição de os manifestantes permitirem o livre acesso dos servidores durante o expediente. Portanto, a ocupação continuará por tempo indeterminado e a administração funcionará normalmente.

Continua depois da publicidade

A reunião terminou por volta das 20h10, com o acordo entre as duas partes. Como sexta-feira será o Dia do Servidor Público e não haveria expediente, os manifestantes se comprometeram a permitir o livre acesso dos funcionários a partir de segunda-feira. Já a reitoria religou o fornecimento de energia elétrica e retirou a liminar. A Rádio Udesc, que estava fora do ar, voltará a transmitir a programação normal.

O impasse começou depois que os manifestantes invadiram o estúdio da Rádio Udesc e alteraram a programação. A reitoria comunicou o fato à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que recomendou tirar a estação do ar. Para isso, cortou-se a energia do prédio na quarta-feira de manhã.

Manifestantes e reitoria alegaram que cada lado descumpriu o que foi conversado inicialmente. Com isso, a administração da universidade solicitou e conseguiu uma liminar judicial de reintegração de posse, que instituiria multa aos estudantes.

Continua depois da publicidade