O prédio da reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, foi ocupado no final da tarde desta terça-feira por cerca de 40 estudantes contrários às propostas do presidente Michel Temer, como a PEC 241 (do teto de gastos) e a reforma do ensino médio. O protesto acompanha o movimento nacional de ocupar instituições de ensino, que segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, está presente em 1.108 unidades. A reportagem do DC foi impedida pelos manifestantes de entrar no prédio.

Continua depois da publicidade

Ouça na reportagem:

A ocupação da reitoria da Udesc pelos estudantes dos campus 1 se junta aos protestos em outras unidades em Santa Catarina. Eles decidiram em assembleia que vão pernoitar no local, e não definiram o que farão quando os servidores chegarem para o expediente na quarta-feira. Ninguém quis se identificar como líder do movimento por medo de sofrer retaliações.

(Foto: Charles Guerra / Agencia RBS)

Desde o último dia 17, pelo menos três campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e dois do Instituto Federal Catarinense (IFC) tiveram as atividades letivas suspensas.

A direção da Udesc afirmou que ainda está acompanhando o movimento, e que, a princípio, respeitará o protesto, que é nacional. Também disse que até a noite desta terça-feira não havia ocorrido nenhum incidente ou conflito.

Continua depois da publicidade

A página do movimento Ocupa MinC SC no Facebook transmitiu ao vivo a ocupação: