Fundado em 23 de setembro de 1909 como Escola de Aprendizes Artífices, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) passou por várias mudanças ao longo dos anos. Nunca perdeu, porém, seu objetivo inicial de ofertar educação profissional gratuita às classes socioeconômicas menos favorecidas.
Continua depois da publicidade
Desde 2008, quando houve a transformação de Cefet para Instituto Federal, essa inclusão esteve ainda mais presente. Passamos de sete para 22 campi, de 500 para mais de 2 mil servidores e oferecemos, no processo seletivo deste semestre, 3.455 vagas em cursos técnicos e de graduação. Alcançamos hoje todas as regiões de Santa Catarina e levamos a educação profissional e tecnológica gratuita a lugares onde não se imaginava, com toda a infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão necessária, incluindo laboratórios com equipamentos de ponta.
A inclusão também está presente com programas como Proeja, Pronatec, Mulheres Mil, Certific, entre tantos outros que trazem novas perspectivas na vida de pessoas antes excluídas da educação formal. Além disso, temos o grande desafio da formação de multiplicadores. Criamos, recentemente, o Centro de Referência em Formação e EaD para atender às demandas de formação para a educação básica e de gestores públicos.
Trabalhamos com educação profissional e ela está ligada diretamente a dar as respostas e o retorno que a sociedade necessita. Por isso, precisamos estar próximos da realidade de cada região, fazendo com que nossa atuação impacte não só na vida das pessoas, mas também no desenvolvimento econômico e social. Somos, ao mesmo tempo, uma instituição tradicional, que mantém a sua vocação de inclusão, mas que é jovem para transformar a educação, atuando com ciência, tecnologia e inovação com o desafio de atingir cada vez mais pessoas em busca de um país melhor.
Continua depois da publicidade