O reitor da UFSC, Luis Carlos Cancellier, esteve em Araranguá para assinar com o reitor da Unisul, Salésio Herdt, a rescisão de contrato firmado no apagar das luzes da gestão da reitora Roselane Neckel. Seu mandato terminou no dia 8 de maio e no dia 10 de maio foi a Araranguá assinar contrato de compra do prédio da Unisul pela UFSC. Não tinha dinheiro em caixa e muito menos recursos no orçamento da universidade.
Continua depois da publicidade
Acordo
Os dirigentes da UFSC e da Unisul, com interveniência da Fundação, negociaram uma rescisão amigável para evitar que o polêmico contrato fosse questionado na Justiça Federal. A Unisul não recebeu um único real. E a verba apontada pela ex-reitora inexistia no orçamento da República. Também não conferiram os recursos que dizia ter de emendas parlamentares. A operação envolveu R$ 17,9 milhões.
Acompanhe as publicações de Moacir Pereira
Leia as outras notas de Moacir Pereira da edição do DC desta quinta-feira:
Continua depois da publicidade
Judiciário
Tribunal de Justiça de Santa Catarina tem novo presidente. Assumiu o cargo interinamente o desembargador Alexandre d’Ivanenko, 1º vice-presidente. O presidente, desembargador José Antônio Torres Marques, encontra-se em Fortaleza, onde participa do Encontro Nacional dos Conselhos dos Tribunais de Justiça.
A delação
O clima é de grande apreensão em alguns setores políticos de Santa Catarina com a lista de doações da Obebrecht, já entregue aos procuradores da Operação Lava-Jato. Aumentou a tensão com a notícia da revista Época de que Léo Pinheiro, da OAS, revelou ter entregue propinas do Petrolão a 12 governadores e ex-governadores e a 45 deputados federais e senadores.
Pesca protesta
Fórum Parlamentar Catarinense terá audiência hoje, às 10h, com o secretário executivo do Ministério da Pesca, Eumar Novacki, para tratar desta vergonhosa burocracia. Os pescadores aguardam há meses a portaria de autorização da pesca industrial da tainha, que está autorizada desde 1º de junho. O peixe está passando e nenhum barco pode se lançar ao mar. A Secretaria Nacional da Pesca até hoje não liberou a autorização. Um escândalo!
Curtas
—> Advogado Júlio Cesar Marcelino Júnior, presidente da Junta Comercial do Estado, lança hoje, às 19h, no Palácio Cruz e Souza, o livro ¿Análise Econômica do Acesso à Justiça”, da Editora Lumen Juris.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense