Luiz Carlos Cancellier de Olivo nasceu em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, no dia 13 de maio de 1958. Ele era formado em Direito, com mestrados em doutorado e em Ciências Jurídicas, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Antes de entrar para a vida acadêmica, atuou por muitos anos como jornalista. Entre outros locais, trabalhou no extinto jornal O Estado e também foi assessor do ex-senador Nelson Wedekin.

Continua depois da publicidade

Ao longo de sua carreira acadêmica, acumulou especializações em Gestão Universitária e Direito Tributário. No Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), lecionou disciplinas como Direito Administrativo e Direito Público. Foi chefe de departamento do Curso de Direito entre 2009 e 2011 e eleito diretor do CCJ um ano depois. Cancellier também foi diretor da Fundação José Arthur Boiteux e membro do Conselho Editorial da Editora da UFSC.

Em novembro de 2015, foi escolhido reitor da universidade, tendo como vice a professora Alacoque Lorenzini Erdmann, na chapa 82. Ele derrotou, no segundo turno, o professor Edson de Pieiri, do Centro Tecnológico.

A vitória de Cancellier significou o retorno de um grupo que já havia comandado a UFSC nas gestões de Alvaro Prata, Lúcio Botelho e Rodolfo Pinto da Luz. Eles haviam sido alijados do poder com a vitória de Roselane Neckel, em 2011. Na reitoria, a sua principal bandeira era uma gestão mais descentralizada da universidade. Cancellier era separado e deixa um filho.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis na Hora

Continua depois da publicidade