Cerca de 15 casas de madeira e uma de alvenaria foram destruídas na manhã desta segunda-feira (01) na Servidão Três Marias, no bairro Ingleses, numa ação de reintegração de posse da prefeitura de Florianópolis. As casas foram construídas irregularmente em área de preservação com uso limitado pertencente ao município. Na sequência, alguns moradores do espaço, chamado de Vila Esperança, caminharam alguns metros para protestar bloqueando a SC-403 com colchões e pneus em chamas.
Continua depois da publicidade
Vídeo: Prefeitura de Florianópolis faz reintegração de posse no bairro Ingleses
A PM dispersou os manifestantes com bombas de efeitos moral. Com o incêndio, o trânsito ficou bloqueado no sentido praia por volta de 40 minutos. Os Bombeiros foram chamados para apagar a chamas. Ninguém foi detido.
Protesto de moradores do Ingleses, no Norte da Ilha, bloqueou a SC-403, sentido bairro. Os moradores atearam fogo em móveis, pneus e colchões. A PM e os Bombeiros foram acionados. O trânsito já foi liberado.
Continua depois da publicidade
Vídeo: @MatBoaventura pic.twitter.com/fmyzSamFfV
— CBN Diário (@CBNDiario) 1 de abril de 2019
Moradora reclama
Deise da Rosa, de 35 anos, disse que morava há seis meses com cinco filhos e um neto em um das casas demolidas. Agora, vai ter que buscar uma novo lugar.
Floram responde
O Chefe do Departamento de Fiscalização da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis?), Walter Hachow, falou que Deise da Rosa, entrevistada pela reportagem do norte da ilha, não morava no local e tentou ocupar o espaço que já estava “em ruínas”.