A economia do Reino Unido está oficialmente em recessão após o Produto Interno Bruto (PIB) registrar uma queda de 1,5% no último trimestre de 2008, o segundo trimestre consecutivo de queda. Segundo as informações divulgadas hoje pelo Escritório Central de Estatística (ONS, sigla em inglês), o PIB caiu no quarto trimestre – entre outubro e dezembro de 2008 – 1,5%, o pior número em mais de 28 anos. A recessão é definida como dois trimestres consecutivos de queda do PIB. No terceiro trimestre de 2008, o PIB registrou uma contração de 0,6%.

Continua depois da publicidade

Segundo informações dadas pela ONS, todos os setores da economia britânica acabaram afetadas pela desaceleração. Os analistas temem que 2009 seja pior que 2008 e prevêem que a economia possa registrar uma contração entre 2% e 3%, o que representaria a pior queda desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Para enfrentar a forte desaceleração da economia britânica, o Banco da Inglaterra (autoridade monetária britânica) dispôs desde outubro passado vários cortes das taxas de juros, que se situam atualmente em 1,5%, o número mais baixo da história do banco emissor inglês.

Além disso, houve um forte aumento do desemprego, que está atualmente em 6,1% da força de trabalho britânica, embora este número – correspondente aos meses entre setembro e novembro – não inclua as pessoas que perderam o emprego em dezembro passado e durante janeiro.

Continua depois da publicidade