O Carnaval de 2023 não marcou somente o reencontro dos foliões com os blocos após dois anos sem festa por conta da pandemia. Em Florianópolis, a cidade também pôde rever o mais novo Rei Momo, símbolo da alegria nos dias de folia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp
Marcos Willerding, o Marcão, é apenas o terceiro Rei Momo da história do Carnaval de Florianópolis. Ele foi eleito dono da coroa em janeiro de 2020, após a morte de Hernani Hulk, que reinou por mais de 30 anos e marcou época à frente da festa na capital.
Marcão é professor de Matemática e ator profissional. Ele não esconde que não tinha intimidade com o Carnaval até se interessar por ocupar a coroa da festa. Por isso, o Carnaval de 2020, o primeiro dele na realeza, foi encarado como uma primeira oportunidade de contato com a festa.
A aproximação com o universo da folia, no entanto, foi interrompida logo após a estreia pela crise de saúde que impediu a realização da festa nos anos seguintes.
Continua depois da publicidade
Sacode NSC celebra as festas de rua no último dia do Carnaval
É no Carnaval de 2023, portanto, que o novo Rei Momo tem a oportunidade de viver o Carnaval com mais conhecimento de causa. E a impressão até aqui tem sido a melhor possível.
— Entendo que o Carnaval de 2023 torna-se totalmente ativo. Com a retenção de dois anos, vimos todo mundo muito a fim de retomar essa festa em alto nível. Onde estivemos, teve sede de festa, em todos os aspectos — avalia.
Na visão do Rei Momo, um dos principais motivos para o sucesso do Carnaval de 2023 em Florianópolis é a diversidade de opções para aproveitar a festa. Há espaço para a festa na região de Santo Antônio de Lisboa, que, segundo ele, lembra as comemorações em cidades pequenas do interior, mas também para bailes fechados em clubes, grandes eventos como o Bloco dos Sujos, no Centro, e os desfiles de escolas de samba na passarela.
VÍDEO: Jovem grava agressor quebrando carro durante Carnaval em Florianópolis
— Estamos contemplando o Carnaval de todas as formas. Isso é muito legal para os moradores e para o turismo — conta.
Continua depois da publicidade
Nas semanas que antecederam a festa, o Rei Momo participou de ensaios e dos desfiles em volta da Praça XV. Nos últimos dias, durante o período de folia, Marcão acompanhou eventos como o Pop Day e blocos de Carnaval em bairros da Capital.
Ator profissional e também intérprete de Papai Noel, Marcão conta que o principal aprendizado do papel de Rei Momo até o momento é a importância de agir como pivô da positividade e da alegria em um grupo.
Tanto o desafio de substituir Hernani Hulk, com quem ainda é confundido quando está fantasiado de rei, quanto o fato de estar à frente do Carnaval no ano de retorno da festa são encarados por ele como situações marcantes.
— É histórico porque você vê no olhar das pessoas uma ansiedade de festa, de confraternização, de estar juntos — opina.
Continua depois da publicidade
Cratera se abre após chuva e deixa rodovia interditada no Norte de Florianópolis
O papel do Rei Momo
Marcão explica que o Rei Momo é o personagem responsável por representar a alegria e levar a animação a toda a cidade durante o Carnaval.
— É momento de esquecer todos os seus problemas, que nunca vão deixar de existir, mas naquele ato é momento de festar. e a corte tem como princípio reforçar que você tem que se divertir, relaxar, respeitar, curtir, e que o Carnaval tem que ser algo em família, para que todo mundo se divirta — defende.
Leia também
Tradicional bloco que encerra o Carnaval em Florianópolis não será realizado em 2023
Vencedores do Pop Day 2023 celebram evento em Florianópolis: “Festa incrível”
FOTOS: Famosos curtem segundo dia de desfiles no Rio de Janeiro