O regulamento geral da 24ª Prova de Arrancada Internacional de Caminhões em Balneário Arroio do Silva, no Sul do Estado, exige poucos itens de segurança. Na tarde deste domingo, o piloto Edson Beber, 46 anos, morreu após perder o controle da Scania que dirigia e tombar. No texto do regulamento, homologado dia 6 de março e aprovado pelo presidente da Federação de Automobilismo de Santa Catarina, Amir Petris, são exigidos apenas o uso do cinto de segurança e calçados fechados, teste do bafômetro antes das provas e equipamentos previstos na lei de trânsito como extintor de incêndios.

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Não há menção para uso de capacetes, nem medidas de proteção ao público, que fica separado da pista por raias formadas por bancos de areia e grades.

O regulamento prevê ainda proibições aos competidores: somente o piloto, será permitido na cabine do caminhão; vedada execução de manobras perigosas e a aceleração de veículos na área de escape; o acesso à pista só é permitido a pessoas credenciadas; o piloto que infringir qualquer norma de trânsito fora do perímetro da prova pode ser desclassificado.

Confira na íntegra abaixo o regulamento da prova:

As regras são válidas para as categorias de caminhão toco e truck até 320 cavalos de potência, cavalo mecânico toco e truck até 480 cv, cavalo mecânico eletrônico até 520cv, caminhões e cavalos mecânicos força livre e caminhões protótipos.

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Conforme a edição do dia 13 de março do Diário Oficial do Estado, o torneio foi custeado com R$ 200.799,00 dos cofres públicos, dos quais R$ 99.987,94 são incentivos da Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Turismo e R$ 100.791,06 da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva.

Veja abaixo a galeria com imagens do acidente: