O protocolo para o retorno das aulas presenciais em Florianópolis será discutido em nova reunião na tarde desta sexta-feira (2). Em encontro online, entidades que fazem parte do Comitê Estratégico de Retorno às Aulas vão debater o conteúdo do documento, que servirá como referência para as atividades presenciais nas escolas da Capital.
Continua depois da publicidade
> Eleições 2020 em Santa Catarina: saiba tudo sobre a votação
Na última terça-feira (29), o comitê fez a primeira reunião, já que a portaria publicada pelo Governo do Estado na sexta (25) determinou que as cidades criassem esses grupos de discussão. Conforme o Estado, os municípios terão que formular planos para as escolas, e criar ou reorganizar comitês específicos para a Educação e suas atribuições.
A portaria conjunta n° 750, formulada pelas secretarias de Estado da Saúde, da Educação e Defesa Civil, determina que os gestores locais terão autonomia para articular a retomada das atividades respeitando a matriz de risco potencial e as regras sanitárias determinadas.
> Veja quais são os 27 cursos de graduação da UFSC com vagas disponíveis em processo seletivo
Continua depois da publicidade
A secretaria municipal de Educação de Florianópolis disse que dois fatores são determinantes para o retorno presencial de creches, escolas e núcleos da Educação de Jovens e Adultos (EJA): que o município tenha condições sanitárias para isso, e que possua um Protocolo de Retorno às Aulas aprovado pelo Comitê Estratégico.
As aulas presenciais continuam suspensas em Santa Catarina até o dia 12 de outubro. Na quinta-feira (1), o Estado disse que as atividades serão liberadas para as regiões no mínimo em risco alto para coronavírus, aquelas que aparecem em amarelo no mapa divulgado semanalmente pelo governo.
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
As escolas particulares de Florianópolis deverão encaminhar para o comitê o seu protocolo de retorno às aulas, conforme a secretaria de Edcuação. Também será exigida uma autodeclaração de que tudo está de acordo com as normas sanitárias exigidas pelo governo estadual.
> Plano de volta às aulas em SC prevê uso de máscara e distanciamento nas escolas; confira detalhes
Continua depois da publicidade