À medida que um profissional sobe os degraus da carreira, percebe que este caminho não traz apenas novas responsabilidades, também exige maior exposição. Reuniões com a liderança, compromissos sociais da empresa e jantar com parceiros de negócios começam a ocupar uma parte importante da agenda. Ele pode até não perceber, mas é observado. A consultora executiva de recursos humanos da De Bernt Entschev, Emmanuele Mourão, chama a atenção para algumas questões que não passam despercebidas.

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Quando o assunto é imagem, o primeiro passo é reparar no ambiente de trabalho. Além de se familiarizar com a cultura organizacional, se o profissional deseja crescer na carreira, deve projetar a imagem da função que quer alcançar, não a posição que está no momento, ensina Emmanuele. Mas a consultora alerta para os exageros.

Não são todas as pessoas que gostam das festas da empresa, no entanto, vale a pena se esforçar para se integrar ao time, explica Emmanuele.

– Não precisa ser o número um da fila. Apenas evite não faltar a todos os compromissos, busque o meio-termo -, aconselha.

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Bebida sempre será um ponto delicado. Emmanuele sugere avaliar o ambiente. Quando o grupo é desconhecido, dispense a bebida alcoólica. Já em ambientes nos quais há um conceito formado sobre o profissional, a consultora diz que não há problema em beber um pouco, mas sempre com bom senso.

Em eventos sociais, saber escolher uma roupa adequada à ocasião e não cometer gafes no jantar com o cliente podem ajudar, e muito, a imagem do profissional e também da empresa. O garçom Antônio Martins de Araújo tem três décadas de experiência na função e já viu muita coisa.

– Uma vez, na hora de agitar a taça de vinho, o cliente exagerou e acabou derramando a bebida -, recorda-se.

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A lição: se não domina a técnica, é melhor ficar no feijão com arroz.

– O que contrata é o currículo e o que demite é o comportamento -, diz Emmanuele, reforçando uma frase ouvida com frequência no ambiente corporativo.

De nada adianta estar bem vestido se o funcionário não consegue se relacionar. Ser intolerante com o ritmo dos colegas e não saber se expressar são problemas comuns.

– Seja transparente, sem ser ríspido, cuidadoso com as pessoas e mantenha um bom ambiente de trabalho -, recomenda.

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