Um dos esportes mais marcantes das Olimpíadas é a canogem, seja na modalidade de velocidade ou slalom. Esta última tem um nome até complicado de entender, porém é uma das provas mais simples e dinâmicas da competição. Confira a seguir quais são as regras da canoagem de velocidade e da canoagem slalom nas Olimpíadas, além de entender mais sobre o surgimento do esporte.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Olimpíadas 2024: datas, esportes e horários dos jogos em Paris

O objetivo dessa reportagem é mostrar os conceitos básicos da canoagem, as regras por trás e como a slalom tornou-se uma presença olímpica. Inclusive, a canoagem mantém a participação desde 1936, ou seja, há mais de 80 anos está presente na história dos jogos.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a canoagem e a canoagem slalom nas fotos

Como surgiu e o que é a canoagem de velocidade?

A utilização de canoas é uma característica de diversos povos, e entre eles, está o Inuit, na região da Groelândia. Conhecido popularmente por “esquimós”, a povo utiliza os kaiaques e as canoas, servindo de inspiração para as modalidades. Isso porque, o explorador britânico John MacGregor utilizou estes barcos de pesca e caça para fundar a prática.

Em 1866, no Royal Canoa Club, o esporte da canoagem teve as suas primeiras disputas. Desde então, regras e conceitos foram alterados, porém o jeito mais simples do esporte é aquele em que um atleta vence ao terminar o trajeto primeiro. Os atletas percorrem percursos de 200 a 1000 metros e utilizam dois tipos de barcos: canoa ou kaiaque.

Continua depois da publicidade

Qual a diferença entre canoa e kaiaque?

É importante entender a diferença entre as duas embarcações, canoa e kaiaque, para compreender o esporte. O kaiaque é aquele em que os atletas ficam sentados com um remo de duas pás. A canoa é aquela embarcação em que o atleta fica de joelhos, usando um remo e uma pá.

A disputa da canoagem é feita em ambas as embarcações. Desde 1936, nos jogos de Berlim, os homens podem disputar as provas, em canoas ou kaiaques. Já as mulheres competim apenas em kaiaques quando foram inseridas na modalidade, em 1948. Somente em Tóquio 2020, as mulheres conseguiram competir em provas com canoas.

Regras da canoagem de velocidade nas Olimpíadas

Os atletas da canoagem competem em provas individuais, duplas ou em provas com quatro atletas. A simplicidade da disputa pode até fazer com que você pense que o esporte possui um dos conjuntos de regras mais fáceis.

Continua depois da publicidade

Isto porque, de acordo o comitê oficial, basta que o atleta chegue o mais rápido possível no fim das provas dentro da raia em que foi alocado.

Qual a diferença da canoagem slalom com a de velocidade?

Agora que você já entendeu a simplicidade das regras da canoagem de velocidade, chegou a hora de desvendar a canoagem slalom. Esta modalidade está desde 1972 nas Olimpíadas e surgiu como uma forma de praticar o esqui slalom, popular na Suíca. Foi lá, inclusive, que a canoagem foi criada.

Diferente da canoagem de velocidade, a slalom possui hastes no meio do percurso que não podem ser atingidas. Os equipamentos são chamados de portões, pórticos ou até mesmo bastões. As provas tem até 300 metros de comprimento e os atletas executam em corredeiras, trazendo mais diferenças em relação à de velocidade.

Continua depois da publicidade

Em Paris 2024, a canoagem slalom terá novidade nas provas com a inclusão do kaiaque extremo: quatro atletas disputam um percurso curto, entre si.

Regras das canoagem slalom

De forma geral, a principal regra da canoagem slalom é a proibição de toque nos pórticos ou portões. Se o atleta encostar é penalizado com dois segundos de acréscimo. Quando o atleta não passa por um deles, tem 50 segundos de acréscimo.

E quando o objetivo é concluir entre 90 até 110 segundos, digamos que a regra acima possui uma punição bem severa, não é mesmo? Já o kaiaque extremo, estreante olímpico, tem regras específicas. Os quatro atletas descem em uma rampa, cerca de 2 metros acima do nível da água, para conseguir chegar até a marca determinada do percurso. Para não serem desclassificados, os atletas não podem perder um portão e devem realizar todo o percurso.

Continua depois da publicidade

Leia também

Canoagem Paris 2024: Conheça os atletas favoritos na briga por medalha

Entenda as regras do atletismo, esporte olímpico há mais de 120 anos

Entenda as regras do badminton, a “peteca” das Olimpíadas