Essas duas últimas semanas foram de muito trabalho para a editoria de Esportes. A equipe preparou uma supercobertura com tudo sobre o confronto entre a Chapecoense e Criciúma, que decidem neste domingo o Campeonato Catarinense. Entre as ações, estão o jornal O Jogo que será distribuído na Arena Condá, em Chapecó, para o torcedor. Roberto Alves, Marcos Castiel e Rodrigo Faraco estão focados no confronto, assim como Os Passionais e As Passionetes, que trazem o sentimento dos torcedores. A especialista em arbitragem Cleidy Ribeiro também vai opinar sobre o quarteto que comandará a final.
Continua depois da publicidade
Os jornalistas Paulo Branchi, Renato Semensati, Cleiton César e Roberto Gaúcho debatem nas páginas sobre um possível favorito. A cobertura segue no diario.com.br e nas redes sociais do DC. Haverá fotos e vídeos da torcida e os blogueiros darão suas opiniões sobre a partida. Nesta segunda-feira, um caderno especial de 16 páginas falará dos 90 minutos que definiram o título e a festa do campeão.
Tudo isso, sem esquecer do maior evento de artes marciais mistas, o UFC, que movimentou o Estado – e as redações do DC e sucursais – com a luta de Vitor Belfort e Luke Rockhold, em Jaraguá do Sul, e o GP Brasil de Motocross, no parque Beto Carrero Word, em Penha. Todos os esforços das equipes de reportagem, fotografia, arte e diagramação estão voltados para esses eventos.
Grandes coberturas como essas me trazem a este espaço para reiterar a importância das matérias investigativas e os acompanhamentos das causas abraçadas pelo DC. A investigação dos inválidos da Assembleia Legislativa – a editoria de Política relembra o caso neste domingo -, e as séries de reportagens Pedágio sob Suspeita e A Máfia das Cadeias mostram que estamos cumprindo o papel social de bem informar a população e de contribuir para a solução dos problemas do país.
As repercussões das publicações já apareceram: depois da série dos pedágios, a classe política e entidades finalmente perceberam que estavam sendo lesadas e se organizaram para fazer com que o contrato fosse cumprido; a OAB-SC separou um grupo de advogados para estudar o contrato e avaliar o processo; prefeitos da região começaram a cobrar a execução das obras do contorno viário da Grande Florianópolis e vão pedir o cancelamento da concessão; e a Fiesc vai fazer um novo estudo da rodovia, entre outras ações.
Continua depois da publicidade
Após ter acesso a documentos exclusivos, a série A Máfia das Cadeias repercutiu nos órgãos de segurança pública por trazer à tona uma parte triste da história de SC e expor um problema – a facção criminosa que emergiu dentro das cadeias e orquestrou as duas ondas de ataques – que o Estado levou oito anos para reconhecer que existia. A série hoje integra os bancos de dados dos setores de inteligência das polícias e das secretarias estaduais. Também é ponto de referência para a Polícia Federal, que arquivou os capítulos para servirem como fonte de pesquisa às investigações.
Trabalhos como esses são exemplo do bom jornalismo e que vão entrar para os registros históricos do Estado.