A forte chuva com granizo, que atingiu as cidades de Tubarão e Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, na noite do domingo, dia 14, segundo o metereologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, foi devido ao encontro de uma massa de ar quente, que já estava presente no Estado, com a chegada de uma frente fria na região.
Continua depois da publicidade
– Este sistema deslocou pelo Litoral em direção ao norte catarinense, provocando chuva mal distribuída durante a madrugada e manhã desta segunda-feira – disse Martins.
De acordo com Marcelo, a previsão é que a frente fria se afaste de SC no decorrer do dia e o tempo melhore com a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, que declina acentuadamente as temperaturas.
O fenômeno durou cerca de cinco minutos e foi registrado por volta das 21h do domingo. Mesmo com a intensidade, as pedras de gelo foram pequenas.
Continua depois da publicidade
Segundo o Corpo de Bombeiros das duas cidades não houve registro de chamados de pedidos de ajuda, destelhamentos ou outras ocorrências.
Nesta segunda-feira a previsão do tempo indica que deve chover começo da manhã do Planalto ao Litoral. Ao longo do dia e nas demais regiões o sol deve aparecer e as temperaturas ficam em declínio.