A Defesa Civil de Santa Catarina prevê chuva forte e persistente neste fim de semana para as regiões de Blumenau e Rio do Sul. Conforme a meteorologista Francine Sacco, os modelos meteorológicos apontam entre 200 e 250 milímetros entre o sábado (7) e a segunda-feira (9). Esse volume pode provocar alagamentos e deslizamentos, segundo alerta divulgado pelo governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Francine explica que uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul chega a SC já no fim da tarde desta sexta (6) e no decorrer da madrugada se desloca para o Alto e Médio Vale do Itajaí. Inicialmente, o fenômeno deve provocar temporais pontuais. No decorrer do sábado (7), a chuva cai em menor intensidade, mas de forma persistente. Deve seguir assim pelo menos até segunda-feira (9).
“O risco é alto para ocorrência de inundações, principalmente em áreas do Médio Vale, onde os rios devem atingir níveis de emergência, em municípios como Blumenau, Benedito Novo, Ascurra e Timbó. Já nos municípios do Alto Vale e bacia do Itajaí-Mirim, o risco é moderado para ocorrência de inundações, porém não se descarta a possibilidade. O risco também é alto para ocorrência de extravasamento em rios menores, córregos e ribeirões”, informa o governo de SC.

A Defesa Civil de Blumenau diz que os dados do AlertaBlu apontam para 150 milímetros de chuva na cidade no fim de semana. A situação exigiria apenas atenção para alagamentos pontuais e deslizamentos. O nível do Rio Itajaí-Açu subiria um pouco, mas não a ponto de provocar preocupação, afirmou o secretário Carlos Menestrina. A recomendação é seguir acompanhando as informações oficiais.
Continua depois da publicidade
O chefe da Defesa Civil de Rio do Sul, Renato Abreu, destaca que a população precisa ficar atenta às ocorrências causadas em situações de chuva volumosa e por longo período, como deslizamentos de terra, queda de árvores, rachaduras em muros e paredes, alagamentos pontuais, enxurradas, ventanias e destelhamentos. A equipe do órgão estará de plantão para emergências.
“Ainda não é possível estabelecer uma condição de nível do rio por conta do volume de chuva previsto, mas com o Itajaí-Açu dentro da normalidade e as barragens de Taió e Ituporanga praticamente vazias, há uma boa margem para manobra caso tenha necessidade”, diz nota da prefeitura de Rio do Sul.
Leia mais
Novo sistema de alerta a desastres entra em funcionamento em SC e mais seis estados
Contrato milionário dá à UFSC missão de apontar obras necessárias contra cheias em toda SC
Governo de SC consegue autorização para consertar comporta da barragem de José Boiteux
Superpacote de obras contra enchentes em SC soma R$ 305,4 milhões um ano após cheias