O Sul de Santa Catarina é a região mais atingida pelas fortes chuvas, temporal que se intensificou na madrugada desta quarta (10). Criciúma e Forquilhinhas são as cidades com mais registros de estragos devido ao ciclone. Tubarão está em alerta e já registra deslizamento. As informações são da Defesa Civil. 

Continua depois da publicidade

​​​Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Em Criciúma, nos últimos três dias, foram 167 mm de precipitação de chuva, sendo que 127 mm foram registrados nas últimas 24 horas. O município da região que lidera em volume de chuva, nas últimas 24 horas, é Nova Veneza. Com 164 mm, a cidade também é a segunda maior média no Estado neste mesmo período. 

Também em Criciúma, até o momento, cerca de 30 famílias foram retiradas de suas casas com auxílio da Defesa Civil. Abrigos municipais foram montados para atender a essas pessoas. Nos bairros Sangão, Imperatriz, Vila Macarini, Vila Francesa, Vila Isabel e Cristo Redentor foram registrados pontos críticos de alagamentos. A força tarefa dos Bombeiros Militar foi intensificada para atender aos moradores.

Chuva e vento com ciclone em SC causam deslizamentos, alagamentos e estragos

Continua depois da publicidade

Deslizamento é registrado em Tubarão
Deslizamento de pedras atinge casa em Tubarão (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Já em Tubarão, as equipes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil estão em plantão desde esta segunda-feira (8) por conta da previsão de alto volume de chuva. Até o momento, choveu em Tubarão 170mm, sendo 107mm nas últimas 24 horas. O Corpo de Bombeiros Militar atendeu uma ocorrência na madrugada desta quarta (10). Duas pedras deslizaram e atingiram parcialmente uma residência. Não houve feridos e uma lona foi colocada no local.  

Em outra cidade da região, Jaguaruna, as aulas foram canceladas nesta quarta-feira (10) por conta dos ricos da chuva. Já em Laguna, a travessia da balsa está paralisada devido aos fortes ventos. O retorno do serviço acontecerá após condições adequadas de navegabilidade. 

Chuva causa alagamentos em Florianópolis e Defesa Civil alerta para risco de deslizamento

Deslizamento é registrado em Urussanga
Deslizamento é registrado em Urussanga (Foto: Divulgação)

Em Urussanga, um deslizamento foi registrado com risco de atingir residência e afetando a via pública. O local foi isolado pela Secretaria de Obras do município e máquinas foram colocadas à disposição para ocorrências relacionadas.

A Defesa Civil alerta para ventos fortes entre 40 e 100 km/h até o fim do dia, chuvas intensas, mas espaçadas e com risco de deslizamento. A recomendação é para que a população evite transitar pelas ruas próximas aos rios, onde pode haver pontos de alagamento. O contato para atendimento de ocorrências pode ser feito com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou WhatsApp (48) 99162 9006. Ou, ainda, ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo de alagamento em Criciúma

Leia também:

Ondas de quase 6 metros fecham portos de Itajaí e Navegantes

Justiça garante dinheiro para bebê com AME comprar remédio

Em SC, obesidade afeta 12% das crianças e especialistas alertam