As praias da região Norte de Santa Catarina – entre Itapoá, na divisa com o Paraná, e Balneário Piçarras, entre o Vale do Itapocu e o Vale do Itajaí – serão vigiadas por mais de 80 salva-vidas, divididos em pelo menos 48 postos. Estes pontos servem para observação, base de informação sobre as condições do mar e ponto de partida para a atuação de salvamento nas quase 30 praias que serão monitoradas.

Continua depois da publicidade

Em alguns locais – os mais movimentados – o serviço já está ativado. Nos pontos menos procurados pelos banhistas, o trabalho começou nesta segunda-feira, dia considerado como a abertura oficial da temporada do verão 2016/2017.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Onir Mocellin, que participou de praticamente todas as formaturas de novos salva-vidas (que na corporação são chamados de guarda-vida), a Operação Veraneio 2016/2017 vai abranger mais de 150 praias e balneários em pelo menos 30 cidades do litoral de Santa Catarina. Cerca de um terço dos postos está localizado na região Norte.

Todos os salva-vidas foram treinados para a temporada em operações que envolveram o salvamento com botes, lanchas, jet skis e até helicóptero. Os cursos foram realizados nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Continua depois da publicidade

– O pessoal vem para se divertir. E a gente cuida deles – diz o tenente Fábio Luis Alves Pacheco, um dos líderes da Operação Veraneio no Norte.

Confira como serão distribuídos os postos: