A chuva parou e o rio Itajaí-Açu começa a baixar lentamente em Blumenau, mas diversos pontos de alagamento ainda são visíveis na cidade nesta quinta-feira. A maioria na região Norte, onde sete ruas foram atingidas pela cheia no rio.
Continua depois da publicidade
As ruas São Rafael e 1º de Janeiro (Itoupava Norte), Martha Cordeiro, Alberto Goll, Max Scheidemantel e Max Aldemann (Fortaleza) e Roberto Bruch (Itoupavazinha) ainda têm pelo menos algum ponto alagado com o nível do rio marcando 8,61m ao meio-dia desta quinta.
Alguns moradores precisaram levantar móveis e sair de casa, mas poucas residências foram atingidas pela água. Morador da Rua 1º de Janeiro há poucos metros do ponto onde a água estava parada nesta quinta, o vigilante Osmar Zanini acompanhou atentamente as notícias sobre o nível do rio e confiou que a enchente não chegaria ao seu terreno.
— Fiquei tranquilo, moro aqui há 20 anos e já sei a altura que precisa para chegar aqui em casa. Tô tranquilo, mas se voltar a chover domingo pode dar algum problema — destaca o homem de 54 anos em frente a sua casa construída acima do nível da rua, por precaução.
Dois abrigos foram abertos em Blumenau para auxiliar moradores que tiveram que sair de casa, mas nenhuma pessoa precisou ir aos locais. A Defesa Civil segue em estado de prontidão e avalia os riscos de deslizamento de terra pelo município.
Continua depois da publicidade