O novo relatório de balneabilidade das praias, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), traz más notícias. 26,6% dos pontos monitorados no Estado estão impróprios para banho. São 52, dos 195 pontos monitorados. O último documento foi divulgado no sábado, 5 de janeiro.
Continua depois da publicidade
De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da FATMA, Haroldo Tavares Elias, em relação ao último relatório do ano de 2012, verificou-se um aumento de 15 pontos impróprios no Estado. Isso porque, nos últimos dias, aumentou consideravelmente o número de pessoas nos balneários.
Na região do Litoral Norte, de Itapoá e Penha, por exemplo, dos 32 pontos, oitos não são aconselháveis para tomar aquele banho de mar.
A praia da Vigorelli, em Joinville, que no último relatório registrava ponto bom, agora, não está mais própria para banho. Assim como a praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, no ponto em frente ao posto de guarda-vidas.
Continua depois da publicidade
Em Barra Velha, dos quatro pontos monitorados, dois estão impróprios. Um deles é a Lagoa, que há anos não está apta para o banho.
Mas o grande problema está em Penha. Dos 11 pontos, 4 são impróprios. O que, segundo a FATMA, contribui para o número negativo da pesquisa.