Onze dias após o início do outono, os moradores de Santa Catarina precisaram tirar os casacos do guarda-roupa nesta quinta-feira (31). As baixas temperaturas estão relacionadas a uma massa de ar frio que está próxima do Estado, a mais forte desde o início da nova estação, segundo o colunista do NSC Total e meteorologista Leandro Puchalski.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Na região Planalto Sul, em um dia a diferença de temperatura chegou a 18ºC. De acordo com a Epagri/Ciram, na quarta-feira (30), termômetros marcavam 22ºC e, nesta quinta, a mínimo ficou em 4ºC. Já em Florianópolis, foi de 29ºC para 15ºC. Existe explicação para essa mudança brusca no tempo.
— Antes da frente fria, o tempo esquenta. Mas, o que realmente deixa as temperaturas baixas são as massas de ar frio que vêm atrás da frente fria. O tempo fica quente com a massa de ar quente, quando a frente fria chega, o tempo esfria um pouco por causa de fatores como chuva, vento e umidade alta, depois realmente esfria com a chegada da massa de ar seco e frio — explica o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.
No início da semana, a meteorologia já havia previsto a chegada desta massa de ar em Santa Catarina, que seria a responsável pelo primeiro frio de outono. Mas, apesar da sensação de frio repentino, a menor temperatura registrada nesse ano foi em pleno verão. Segundo a Epagri, em Urupema, no Planalto Sul, os termômetros marcaram 3,2°C em 8 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
O frio continua?
Segundo a meteorologia, até o próximo sábado (2), as temperaturas devem ficar baixas em Santa Catarina. Nesta sexta-feira (1º), os termômetros podem marcar 2°C no Planalto Sul.
A partir de domingo (3), o frio deve diminuir. Mas, a previsão indica outra passagem de frente fria pelo Estado no dia 11 de abril.
Em Florianópolis, com a ocorrência do vento Sul, as pessoas saíram de casa muito mais agasalhadas do que nos dias anteriores. Veja fotos:
Leia também
Novo golpe lesa lojistas de Florianópolis; entenda como se proteger
Continua depois da publicidade
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 120 milhões; confira dezenas sorteadas
O que muda em SC com o fim do decreto de calamidade pública da pandemia