Pela primeira vez em mais de quatro meses, Santa Catarina voltou a ter uma região considerada em risco grave para a Covid-19.
Continua depois da publicidade
No novo mapa, divulgado na manhã deste sábado (26), o Estado aponta o Médio Vale do Itajaí (entorno de Blumenau) na cor alaranjada. A última vez em que uma área estava nesta condição havia sido em 1º de outubro de 2021, quando o Oeste apresentava o pior cenário.
> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp. Clique aqui e saiba como
Neste novo boletim, vale lembrar, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) passou a levar em conta critérios de vacinação para a elaboração do mapa de risco. Isso significa, na prática, que regiões em que houver baixos índices de imunização da população, o risco de recuo para cenário mais delicados é maior.
É o caso do Vale do Itajaí, considerada em condição grave para o indicador de vacinação, mesma situação da Grande Florianópolis e o Vale do Rio do Peixe.
Continua depois da publicidade
Esse dado negativo somado ao índice de transmissão do coronavírus, considerado gravíssimo, fez com que o entorno de Blumenau voltasse ao patamar alaranjado no mapa de risco.
> Leia também: Número de servidores em Blumenau sem vacinação expõe tamanho real do negacionismo
Ponto positivo neste novo boletim ficou por conta da Foz do Itajaí-Açu, que é a região de Itajaí. As cidades que formam este bloco estavam no risco alto na última semana e evoluíram para o moderado — o cenário mais brando da pandemia conforme a matriz estadual. É a única região nessa condição.
Além do Médio Vale, recuaram no status, também, as regiões da Grande Florianópolis, Carbonífera, Laguna e Vale do Rio do Peixe, que retornaram ao risco considerado alto.
Mapa de risco de SC em 26/2/2022
Moderado
– Foz do Itajaí-Açu
Continua depois da publicidade
Alto
– Alto Vale do Rio do Peixe
– Carbonífera
– Grande Florianópolis
– Laguna
– Alto Uruguai Catarinense
– Alto Vale do Itajaí
– Extremo Oeste
– Extremo Sul Catarinense
– Meio-Oeste
– Nordeste
– Oeste
– Planalto Norte
– Serra Catarinense
– Vale do Itapocu
– Xanxerê
Grave
– Médio Vale do Itajaí