Moradores da região continental de Florianópolis passam a contar com 10 pontos de coleta de vidro a partir desta quinta-feira. A Comcap disponibilizará contêineres em regiões estratégicas para que o cidadão possa descartar o material. As embalagens, garrafas e outros objetos em vidro devem ser depositadas sem sacola, caixa ou objeto de outro material.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
::: Notícias da Grande Florianópolis
::: A fanpage da Hora no Facebook
Continua depois da publicidade
O novo sistema de recolhimento foi apresentado em evento no Terminal de Capoeiras (Ticap). O local, inativo desde a implantação do sistema integrado de transporte, vai servir como Ponto de Entrega Voluntária, a exemplo do que já existe no Itacorubi.
Segundo o presidente da Comcap, Acácio Garibaldi S. Thiago Filho, o objetivo é reduzir os pontos de descarte irregular na região continental. Segundo mapeamento da empresa, são 40 terrenos onde as pessoas deixam móveis, material de construção, madeira e outros resíduos sólidos.
Vidros para reciclagem
Coletado junto com o lixo comum, o vidro é vendido para o aterro de Biguaçu, sob a gestão da ProActiva. Segundo a Comcap, a implantação do sistema de entrega voluntária de vidro vai gerar uma economia de R$ 430 mil com o aterramento do material. Anualmente, 2,4 mil toneladas de lixo são recolhidos pela empresa, que espera chegar a 3,7 mil toneladas até o final de 2015.
Continua depois da publicidade
Assim como outros resíduos sólidos e recicláveis, o vidro é entregue gratuitamente para associações de catadores de lixo, que são compostas por mais de 120 famílias, de acordo com cadastro da Comcap. A estimativa é que o vidro recolhido em separado pode gerar até R$ 220 mil no processo de triagem e comercialização.
Em Florianópolis, por força de lei, os estabelecimentos comerciais que vendem bebidas engarrafadas em embalagens não retornáveis devem providenciar recipientes para reciclagem destes materiais e contratar a coleta especial do vidro.
Por que colaborar
– O vidro é 100% reciclável, uma garrafa vira outra, evitando novas retiradas de matéria-prima da natureza. Se não é separado para a reciclagem, o vidro ocupa muito espaço no aterro e leva 4 mil anos para se decompor.
Continua depois da publicidade
– O vidro também provoca risco de acidentes com garis e triadores e danos aos equipamentos coletores. Por isso a prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, convida o morador da Capital a participar desse sistema de coleta exclusiva, levando as embalagens de vidro até o contêiner mais próximo.
– Basta esvaziar as embalagens de vidro e levá-las ao Ponto de Coleta Exclusiva mais próximo de sua casa. Mas, atenção: é preciso que estejam sem rótulos e tampas, vazios e limpos. Também podem ser entregues vidros quebrados.
Pontos de coleta
– Parque de Coqueiros
– Posto PM Praia do Meio
– Rótula de Praia de Itaguaçu
– Abraão (em frente a Academia Atlas)
– Nagib Jabor (ao lado do 650)
– Rótula Jardim Atlântico
– Praça em frente Secretaria Continente
– Parque Naval (em frente à Marinha)
– Praça Nossa Senhora de Fátima (Estreito)
– Praça do Balneário