Anunciada oficialmente na terça-feira de manhã, a regata Velas Latinoamérica 2014 é uma das mais novas competições a entrar para o calendário de eventos náuticos em Itajaí. A cidade sediará a competição, que envolve exclusivamente membros da Marinha de países da América Latina, entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2014.

Continua depois da publicidade

Também chamada de Regata Grandes Veleiros, a competição terá Itajaí como ponto de partida. Embarcações entre 70 e 80 metros de comprimento movidas exclusivamente pela força do vento passarão pela cidade em direção a portos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana, Venezuela e Uruguai.

– Essa será a regata mais fantástica que nossos olhos poderão ver – afirma o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, capitão de Fragata Fernando Anselmo Sampaio Mattos.

Segundo Mattos, oito embarcações já estão confirmadas para participar da regata, inclusive o famoso Cisne Branco, da Marinha brasileira. Com 76 metros de comprimento, a embarcação é tripulada por 51 pessoas.

Continua depois da publicidade

A Argentina participará da edição 2014 com três veleiros. Cada um dos barcos tem tripulação de 50 a 350 pessoas, dos quais metade são oficiais e o restante marinheiros.

Ao todo, os participantes percorrerão 12 mil milhas náuticas pela América Latina, o equivalente a 22 mil quilômetros. A última edição da regata no Brasil, que ocorre a cada quatro anos, foi no Rio de Janeiro.

A regata começou a ser orquestrada com a prefeitura de Itajaí e a Capitania dos Portos antes mesmo da Volvo Ocean Race e deve usar a estrutura da regata volta ao mundo.

Continua depois da publicidade

Os veleiros ficarão ancorados na frente da Capitania em direção à vila da regata. Eventualmente, segundo o comandante, poderão ser utilizados berços do Porto de Itajaí. Mas a ideia é que nada atrapalhe a movimentação portuária.