Com a reorganização da estrutura administrativa do Banco do Brasil (BB) em todo o país, Santa Catarina perderá 37 agências em 2017. Outras 45, em um universo de 337, serão transformadas em postos de atendimento. Além disso, segundo o anúncio feito na tarde do último domingo, o banco pretende incentivar a aposentadoria de 18 mil funcionários no Brasil. Em SC, 640 servidores fazem parte do público alvo para deixar, voluntariamente, os cargos. A medida pretende reduzir, por ano, R$ 750 milhões em gastos excedentes.
Continua depois da publicidade
Atualmente, os clientes catarinenses do BB contam com 463 unidades de atendimento no total. Com as mudanças, serão 255 agências e 171 postos de atendimento, totalizando 426 estruturas físicas disponíveis para os usuários. Ainda sem data exata para o fechamento das agências, o BB informou que a implantação das medidas acontecerá ao longo do próximo ano.
Jornada reduzida
Além do plano de aposentadoria para os 640 funcionários no Estado, os 4.196 servidores que não fazem parte da medida poderão aderir à jornada opcional de trabalho de 6 horas diárias. De acordo com a instituição, a adesão resultará na redução de 16,25% do valor de referência da função, enquanto a jornada será reduzida em 25%. Se considerado o valor da hora trabalhada, haverá aumento de 12% para os funcionários que aderirem à nova jornada.
Continua depois da publicidade