Em tamanho, este é um projeto pequeno, mas que foi um grande desafio para a arquiteta Silvana Hilbert Ferreira que num espaço de aproximadamente 23 metros quadrados de área social precisou acomodar três ambientes e mais um piano a pedido dos donos, um casal com duas filhas adultas e um adolescente. O pé-direito de 2,6 metros também foi outro desafio, já que a profissional tinha que fazer parecer maior.
Continua depois da publicidade
– A reforma foi realizada em etapas: a primeira já tinha sido feita há alguns anos, quando a sacada foi incorporada ao living; a segunda se deu com a troca do piso e da parte elétrica; e finalmente na terceira etapa fizemos os acabamentos, bem como a escolha dos móveis e a marcenaria fixa, ponto crucial da integração – explica Silvana.
Os ambientes inclusos na reforma são o hall que demarca a entrada do imóvel, a sala de jantar para seis pessoas e o estar com TV.
Segundo Silvana, o social precisava de uma demarcação para insinuar diferentes funções, mas visualmente deveria parecer integrado.
– Necessitava de um visual leve contrabalançando o clássico e o contemporâneo, a praticidade do dia a dia e sua função social.
Continua depois da publicidade

O papel de parede de CORES FORTES no hall de entrada quebra a neutralidade das paredes
Foto Carlos May, Divulgação
NO DÉCOR
? O projeto desenvolvido por Silvana Hilbert valoriza a mistura de estilos, partindo das peças clássicas que os proprietários gostariam de manter, e suavizando-as com cores leves e móveis de design contemporâneo. As cadeiras de rattan da mesa de jantar, por exemplo, têm linhas bem retas e merecem destaque. São inusitadas em um ambiente clássico, mas trazem surpresa e textura.
– A coleção de cadeirinhas do dono da casa recebeu lugar e iluminação especial para ficarem aparentes e sempre em destaque – ressalta.
O papel de parede de cores fortes no hall de entrada quebra a neutralidade das paredes. No estar, duas chaises substituem os tradicionais sofás. A persiana romana motorizada filtra a luz para não atrapalhar a visão da televisão e o xale de gaze de linho cria um ponto focal no meio da simetria.
O piso foi substituído por porcelanato e as paredes pintadas na cor do algodão egípcio; o teto e as aberturas são brancas, e a laca usada na marcenaria foi escolhida no mesmo tom da parede para não criar impacto e se diluir no conjunto. Os tons claros e neutros são pontuados de vermelho profundo, com objetivo de destacar, criar textura e pontos de atração.
Continua depois da publicidade
O destaque da iluminação, pontua a arquiteta, fica por conta do lustre de cristal sobre a mesa de jantar. Não foi feito gesso neste projeto devido ao pédireito limitado, mas a divisória do piano feita em marcenaria ganha extensão pelo teto e pontos de luz.

No lugar do sofá, DUAS CHAISES sobressaem no ambiente do estar, onde as cores neutras imperam
Foto Carlos May, Divulgação

A coleção de cadeirinhas do dono da casa GANHOU LUGAR DE DESTAQUE na estante do estar
Foto Carlos May, Divulgação
?
A PROFISSIONAL
Arquiteta Silvana Hilbert Ferreira
(48) 3209-7725
Florianópolis