A precariedade da Escola Básica Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Roçado, em São José, vem preocupando desde os alunos e pais, aos professores que lecionam no local. A promessa de uma reforma veio em 2011, pela Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR) e, na ocasião, diziam só estar aguardando uma liberação da prefeitura.
Continua depois da publicidade
A promessa era de reforma em uma área de três mil metros, onde, além da reforma geral e necessária, criariam espaços acessíveis para deficientes físicos, inclusive com a instalação de um elevador.
– A escola precisa de uma reforma básica, só pra começar. A estrutura mais antiga ainda é de madeira e pode cair a qualquer momento. A parte que seria a nova, está com problema nas vigas de sustentação. Uma hora pode acontecer um acidente – conta Fabiano de Souza Dias, líder comunitário do bairro.

Viga de sustentação está se abrindo. Imagens: Fabiano de Souza Dias/ Arquivo Pessoal
Continua depois da publicidade

Banheiro apresenta estrutura precária.
E A SOLUÇÃO?
Segundo a SDR, o projeto de reforma da escola está na fase final. No momento, os engenheiros finalizam os projetos arquitetônico, elétrico e preventivo de incêndio. Assim que estiverem prontos, serão encaminhados para a Prefeitura de São José, que deverá assinar um alvará de construção para dar início ao processo licitatório. O que, segundo a própria secretaria, já deveria ter sido feito em 2011, e deve ter ocorrido algum problema com o financiamento da obra, que será liberado pelo Banco do Brasil.
Segundo o secretário Clonny Capistrano, a previsão é de que até novembro seja realizado o processo licitatório e no fim deste ano seja assinada ordem de serviço para dar início à reforma. A ideia é iniciar o ano letivo com, pelo menos, as reformas básicas de segurança já realizadas. ?
ONDE COBRAR?
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional
Rua das Camélias, 345 Kobrasol, São José
Telefone: (48) 3381- 5800
Horário de Atendimento: Das 13h as 19h