Ao mudar-se para o terceiro apartamento no mesmo prédio no centro de Guaporé, na serra gaúcha, a proprietária desta morada com cobertura, de 327 metros quadrados totais, chamou a arquiteta Lisiane Benvenutti para desenvolver o projeto completo de reforma e de interiores. Como se trata de um prédio com mais de 30 anos, o trabalho priorizou inicialmente a atualização estrutural.

Continua depois da publicidade

Diante de um histórico de infiltração, a autora lançou mão de diferentes recursos que impedissem a umidade no ambiente. O primeiro foi substituir o desgastado ferro galvanizado e o policarbonato alveolar do teto por estrutura em alumínio branco e vidro refletivo (foto acima), que, além de vedar melhor, ainda filtra os raios solares.

No piso, as cerâmicas laranja originais foram trocadas por porcelanato bege (acima), tudo com a prévia colocação de manta asfáltica, que reduz a zero a chance de entrada de água.

Se na parte estrutural todos os itens foram planejados e executados, no quesito conforto térmico a preocupação da proprietária foi ainda maior.

– O grande investimento do apartamento foi na climatização geral. Por estar localizado na Serra, a morada inteira recebeu aparelhos de arcondicionado, calefação a gás com radiadores (acima, ao fundo) e instalação de sistema solar no teto, que aquece a água para consumo – explica Lisiane.

Continua depois da publicidade

A floreira, originalmente do lado de fora, foi incorporada à área da cobertura, mas, como fica abaixo das janelas, foi inteiramente revestida de pínus autoclavado, que impede a passagem de água, e manta asfáltica na superfície.

Sobre o conceito da cobertura – de 150 metros quadrados – a proprietária queria uma área de lazer com privacidade e conforto para receber amigos e familiares.

Para isso, Lisiane desenvolveu um projeto de interiores rústico e despojado, que fugiu do tradicional realizado no pavimento de baixo. Compõem o espaço um living, gourmeteria com grelha, bifeteira e um lavabo.

– Chegamos à área de lazer buscando descontração e liberdade. É uma proposta colorida, que foge da seriedade empreendida embaixo – diz a autora.

Continua depois da publicidade

O projeto é marcado pelo mobiliário sob medida, pelas poltronas revestidas por tecido suede de bambu estilizado e pelas persianas romanas brancas de tela solar que podem ser completamente recolhidas (parede e teto). Chama a atenção o forro rústico de bambu natural sobre o lavabo (acima) e a churrasqueira disposto estrategicamente para esconder telhas de alumínio.

– No bar, instalamos ladrilhos hidráulicos coloridos do lado de fora da bancada (acima) e aplicamos adesivo amarelo na geladeira comum branca, que dá um toque divertido ao ambiente. Tudo isso voltado para amplas janelas que se abrem para a praça principal da cidade – finaliza Lisiane.