Nada pode ser convencional em uma agência de design gráfico. Foi partindo dessa premissa que os arquitetos Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, do escritório de arquitetura paulistano FGMF, criaram um projeto arrojado e conceitual para a nova sede criativa da empresa em uma casa de 500 metros quadrados de área erguida nos anos 1940, no bairro Pacaembu.

Continua depois da publicidade

Confira na galeria imagens da fachada e do interior da casa após a reforma

– Eles trabalham quase 24 horas por dia, atendendo clientes do Brasil e do mundo. Quando saíram de onde estavam e acharam esta construção, pediram algo diferente – diz Forte.

A fachada chama a atenção de cara. A parede de 81 metros quadrados recebeu gaiolas de arame recheadas de arenito vermelho e brita preta.

– Criamos uma formação visual distinta com um material bruto que é usado em obras de infraestrutura, como estradas e taludes – detalha.

Continua depois da publicidade

Internamente, a reforma removeu todos revestimentos e lajes, deixando só a carcaça com pé-direito duplo de 6,20cm de altura. Feito isso, projetaram volumes suspensos em vigas metálicas para acomodar salas de trabalho e de reuniões. Conceitualmente, foi definido que o branco entraria nos elementos novos, pós-intervenção, deixando o aspecto rústico para o que já existia.

Com proposta cênica, o hall merece destaque pelas passarelas brancas. Ao redor, brita, a mesma da fachada.

– A ideia se baseou nas ruínas arqueológicas da Europa. No futuro, criaremos uma experiência para o visitante, expondo trabalhos nas paredes como se fosse um museu e contando a história da empresa da entrada até a recepção – finaliza.