A Companhia Águas de Joinville está ampliando a maior estação elevatória de Joinville, localizada na rua Florianópolis, no bairro Bucarein. Metade da obra já foi concluída e a previsão é que o equipamento entre em operação em abril de 2019, com sua capacidade de bombeamento duplicada e preparada para o aumento de vazão previsto para os próximos 30 anos.
Continua depois da publicidade
O investimento na ampliação da unidade e em equipamentos é de aproximadamente R$ 5,9 milhões.
— A obra está 48% executada, e será fundamental para o esgotamento sanitário da cidade — afirma Gilberto Tortato, engenheiro civil da Águas de Joinville.
As elevatórias de esgoto são unidades que bombeiam efluentes em direção a uma estação de tratamento. O equipamento da rua Florianópolis recebe a maior parte do esgoto da cidade, vindo dos bairros Costa e Silva, Bom Retiro, América, Centro, Anita Garibaldi, Bucarein, parte do Guanabara, Floresta, Itaum, entre outros.
O efluente então é bombeado em direção à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba, para que seja tratado e devolvido à natureza dentro dos padrões ambientalmente adequados.
Continua depois da publicidade
Na área da ETE Jarivatuba, uma nova estação está sendo construída e, quando entrar em operação, será uma das mais modernas da América Latina, com capacidade de tratamento triplicada em relação à atual unidade.