O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorre nesta sexta (18) e sábado (19) em Florianópolis, reúne governadores e representantes dos sete estados para o debate de temas de importância nacional. Um dos 14 grupos de trabalho que farão parte da programação trata da reforma da Previdência, uma das novidades durante o evento em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
– Estamos aperfeiçoando o formato a cada edição para que tenhamos melhores ganhos nas gestões dessas unidades da federação – declarou o chefe da Casa Civil do Governo de SC, Douglas Borba.
O grupo foi criado em março deste ano, em Belo Horizonte (MG). Os encontros seguintes do Cosud foram realizados em São Paulo, em abril, e Gramado (RS), no mês seguinte.
Em agosto, a Carta de Vitória – em alusão ao nome da capital do Espírito Santo, onde aconteceu a última edição – foi divulgada para dar apoio às reformas estruturais em curso na esfera federal e às medidas econômicas para o equilíbrio fiscal da União, Estados e municípios.
– Está havendo uma harmonia, uma cumplicidade entre os pleitos que são coletivos. Acredito que estamos no caminho certo, e Florianópolis dará sua contribuição – disse Borba.
Continua depois da publicidade
A quinta edição do evento será no Costão do Santinho. O governador Carlos Moisés da Silva (PSL-SC) receberá os colegas Eduardo Leite (PSDB-RS), Ratinho Junior (PSD-PR), João Dória (PSDB-SP), Wilson Witzel (PSC-RJ), Romeu Zema (Novo-MG) e Renato Casagrande (PSB-ES).
Segundo o IBGE, as regiões Sul e Sudeste representam 71% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Ouça a entrevista com chefe da Casa Civil do Governo de SC, Douglas Borba: