Com o orçamento comprometido por dívidas trabalhistas, a Prefeitura de Corupá deve ser transferida somente em 2014 para a nova sede, na antiga fábrica de espulas Baeumle, na rua Francisco Mees, bairro 15 de Novembro. No ano passado, a expectativa do prefeito Luiz Carlos Tamanini era que a mudança de casa aconteceria no segundo semestre deste ano. No entanto, as obras pararam por causa das dificuldades financeiras.

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A previsão é que em 90 dias comecem a funcionar no local as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Planejamento, mas os outros setores só serão transferidos quando a reforma acabar. Desde 2011 a antiga fábrica abriga a Secretaria de Obras. O terreno tem 62 mil m² e inclui outros cinco imóveis, entre eles um casarão tombado.

O complexo fica a cerca de dois quilômetros da atual sede e foi comprado pelo poder público em 2009 por R$ 616 mil, valor quitado em abril de 2010. As adequações já passaram por duas etapas. A primeira custou R$ 50 mil e a segunda, R$ 1,5 milhão. A Prefeitura também busca R$ 500 mil no Ministério da Cultura para a restauração da residência.

A atual sede, no Centro, tem 200 m² de área construída e não oferece condições adequadas de trabalho aos 433 servidores, além de ter um estacionamento pequeno. O novo prédio também deve abrigar a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O estacionamento terá 150 vagas.

– O cidadão terá um atendimento melhor, porque todos os setores serão centralizados. Vai evitar o transtorno de precisar ir até outro prédio -, diz o prefeito.

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A dificuldade financeira foi motivada por dívidas de ações trabalhistas, indenizações e honorários, que custarão R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. Os pagamentos não podem ser financiados a longo prazo e parte deles já venceu. Os que não venceram estão sendo negociados e pagos em parcelas, durante o ano.

– Com isso, ficamos impedidos de executar obras planejadas para este ano. O IPTU será destinado à quitação das dívidas -, comenta.

As ações trabalhistas se referem a 17 servidores que foram afastados entre 2005 e 2007, mas foram reintegrados ao quadro depois de ingressarem com processo na Justiça e indenizados pelo período que não trabalharam. Também há duas ações indenizações por acidente de trânsito, um deles ocorrido na década de 90.

O auxiliar de serviços Juarez Siqueira, 46 anos, é responsável pela limpeza da nova sede da Prefeitura. Há dois anos, todos os dias ele passa caprichosamente o pano no chão e nos vidros e diz que já se acostumou a trabalhar sozinho.

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– Fico a maior parte do tempo em silêncio, mas não me importo. Gosto dessa tranquilidade -, comenta.