Quem passa pelo bairro Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, se depara com uma casa idêntica às construções alemãs do início do século 20. Com aspecto de nova, os visitantes mal sabem que aquela residência comemorou seu centenário e passou por uma intensa restauração neste ano. Nesta sexta-feira, ela será entregue para a família Rux, que há quatro gerações mora na casa.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região
A residência em técnica enxaimel é ponto turístico da cidade. Desde 2005, está sem moradores, pois parte do forro, comido por cupins, veio abaixo e as infiltrações fizeram com que os Rux construíssem uma casa ao lado. Em 2007, a casa foi tombada como patrimônio histórico e cultural de Jaraguá do Sul.
Depois de muita luta, a casa foi contemplada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à restauração completa da sua estrutura. Em 1989, ela já tinha passado por uma restauração, mas a presença de cupins comprometeu a estrutura.
Continua depois da publicidade
Foram investidos cerca de R$ 470 mil na recuperação da construção de 160 metros quadrados. O imóvel é composto por sala, cozinha, três quartos – dois no piso superior. Aos fundos existe a extensão da residência que conta com o banheiro e a lavanderia. Todos os cômodos receberam uma pintura na parede, mantendo os desenhos originais.
– A expectativa de voltar a casa é grande. É um orgulho vê-la restaurada. Meu tataravô, Augusto Rux, a construiu em 1915 e foi passando de uma geração para outra – conta o novo proprietário, Evandro Rux.
Evandro pretende se mudar neste final de semana para a residência em que nasceu. Com ele, irá a esposa Andressa e a filha Fernanda. Segundo ele, o momento é de emoção, pois a casa traz muitas recordações para toda a família.
Continua depois da publicidade
– Ela não tem as comodidades de uma casa moderna, mas é o lar da minha família há bastante tempo.
A ideia da família Rux é que os visitantes possam contemplar apenas a parte externa da residência. Segundo Evandro, é complicado abrir para visitação uma casa habitada, mas a família estuda abrir a casa no futuro e, quem sabe, transformar a residência em museu.