O Ano-Novo está batendo na porta, mas velhos problemas continuam sem solução integral, como a falta de infraestrutura na rede de telefonia. Para tentar amenizar a crise anunciada justamente para a hora da virada em SC, as quatro operadoras que operam no Estado prometem um reforço tímido.
Continua depois da publicidade
Em uma tentativa de evitar o congestionamento de linhas, Claro, Vivo, Oi e Tim colocarão, juntas, cinco estações de radiobase para reforçar o sistema de transmissão. Todas estas estações no Litoral.
A Tim, que detém uma fatia de 41,5% do mercado catarinense, deslocará quatro estações móveis, sendo uma em Florianópolis (em Jurerê Internacional), duas em Balneário Camboriú, e outra em Balneário Rincão, no Sul do Estado.
Por sua vez, a Vivo, com 24,3% do mercado, afirma que destacou equipes especiais de plantão para atender eventuais falhas ou emergências durante os momentos de maior pico.
Continua depois da publicidade
A Oi, que controla 14,6% das linhas no Estado, informou que instalará uma estação móvel de radiobase em Garopaba. E a Claro, que representa 19,7% do mercado, afirmou que fará um reforço na operação para a data, mas não detalhou que tipo de investimento está sendo feito em SC.
Em todo o país, é esperado que grande parte das cerca de 260 milhões de linhas de celulares acessem, ao mesmo tempo, o serviço, o que deve sobrecarregar o sistema durante a madrugada do dia 1º de janeiro.
Consumidor com problema pode pedir compensação
O melhor é evitar a dor de cabeça na hora da festa e se antecipar, ligando antes da virada ou enviando mensagem aos familiares e amigos, sugere a coordenadora da associação Proteste, Marinês Dolci.
Continua depois da publicidade
Em caso de problemas na prestação do serviço, ela orienta que o consumidor registre a reclamação junto à operadora.
– Nas linhas pós-pagas, cabe o abatimento na conta proporcional ao tempo em que o cliente não acessou ao serviço. Para os pré-pagos, o tempo sem sinal pode ser convertido em crédito a mais ou na revalidação do que ele já possui – esclarece.