Será que o reflexo do sol no topo do prédio “One Tower”, em Balneário Camboriú, provoca algum risco para população? As imagens dos raios refletidos no topo do arranha-céu no Litoral catarinense viralizaram recentemente nas redes sociais. Um dos motivos foi a associação que internautas fizeram ao edifício apelidado de “Walkie Talkie”, em Londres, onde os reflexos do prédio chegaram a derreter parte de um carro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

Para esclarecer o assunto, o canal “Como É Bom Ser Nerd“, que tem mais de 1,4 milhão de seguidores no YouTube, fez um vídeo explicando o assunto. Segundo o professor de física Rafael Irigoyen, autor do canal, a população e os visitantes de Balneário Camboriú podem ficar tranquilos.

— Muita gente começou a associar essas imagens (de Balneário Camboriú) com um edifício de Londres, na Inglaterra, apelidado de “Walkie Talkie”, que em uma certa época do ano converge os raios de luz do sol para uma região da calçada produzindo um super aquecimento que chegou a derreter partes de um carro. Só que o edifício de Londres foi construído em um formato côncavo, que produz essa concentração de raios em um ponto chamado de “foco” — explicou o professor de física Rafael Irigoyen.

Imagem dos reflexos do One Tower repercutiram no Instagram do @bc_beach

A diferença, segundo ele, é que a fachada do prédio de Balneário Camboriú tem um formato diferente.

Continua depois da publicidade

— No caso do One Tower, a superfície da fachada lá em cima é convexa, e esse tipo de espelho faz o contrário. Em vez de concentrar os raios, ele espalha. Ou seja, ele não produz um ponto de concentração de luz que cause super aquecimento — concluiu o professor.

Quanto custa alugar mansão em Balneário Camboriú que recebeu Marrone e Eduardo Costa

Sobre o edifício “Walkie Talkie”, de Londres, o g1 noticiou que o arranha-céu que derrete carros chegou a ganhar a “Taça Carbúnculo, concedida a projetos considerados aberrações arquitetônicas. Segundo o portal, isso ocorreu depois que os raios refletidos pelo prédio derreteram partes de um Jaguar.

Veja fotos do Jaguar derretido pelo “Walkie Scorchie”

O nome oficial do prédio londrino é “20 Fenchurch Street”. A torre de 37 andares fica na City, o distrito financeiro de Londres. Antes do incidente do derretimento, o edifício havia sido apelidado de “Walkie Talkie”, por conta de sua forma curva. Porém, depois do episódio, ocorrido em 2013, o prédio recebeu uma nova alcunha: “Walkie Scorchie” — que refere-se a “derretedor ambulante”, em tradução livre.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Balneário Camboriú já possui 7 dos 10 arranha-céus mais altos do Brasil

Como é a surpreendente kitnet à venda por valor milionário em Balneário Camboriú

Fotos exclusivas mostram obras no interior de cobertura de Neymar em Balneário Camboriú