Até o dia 13 de abril, o passeio na Avenida Beira-Mar Continental, em Florianópolis, terá novos ares. Incentivado pelo governo do Estado através do Funcultural, o projeto “Uma foto no caminho” apresenta em sua estreia o trabalho fotográfico de Araquém Alcântara. Exposto em banners fixados nos postes de iluminação, o projeto conta com 40 imagens que vão ao encontro do cidadão, inserindo-se em seu cotidiano. O projeto terá uma segunda etapa com o tema “Gente do Brasil” e acontecerá de 14 a 29 de abril no Beiramar Shopping (Piso L3). O acesso no Shopping (como na rua) é gratuito.
Continua depois da publicidade
O adeus de Cristalma
Faleceu na noite passada, em sua casa em Santo Antônio de Lisboa, Cristalma Papa, uma das primeiras ambientalistas e defensoras dos direitos dos animais de Santa Catarina. Cristalma foi membro do grupo que fundou a 1ª organização de defesa dos direitos dos animais em 1981 (ACAPRA – Assoc. Catarinense de Proteção aos Animais) sendo sua presidente ou vice por muitos anos, e da qual era ainda membro fundadora e benfeitora. Cristalma foi encontrada pela manhã sem vida devido a um ataque cardíaco fulminante, no sofá da Pousada que dirigia com sua mãe, no bucólico bairro da Capital. Recebi do Halem Guerra Neri, presidente do Instituto Ecosul a informação de que amigos fraternos e protetores dos animais e do meio ambiente estiveram prestando suas últimas homenagem em seu velório e que divulgarão um breve, um histórico sobre a trajetória desta verdadeira “Guerreira da Paz”, que deixa um vazio enorme em nossas vidas e no movimento de defesa dos direitos dos animais. Aos familiares, nosso carinho e nossos pêsames.
75% dos fiscalizados tinham irregularidade
Continua depois da publicidade
Uma ação conjunta que reuniu a Defesa Civil de Santa Catarina, Bombeiros Militares, Polícias Rodoviária Federal, Militar Ambiental e Especializada, Fatma, Ibama, Vigilâncias Sanitárias estadual e de Biguaçu e Conselho Regional de Química possibilitou a fiscalização em 200 veículos que transportavam cargas com produtos perigosos. Entre os itens verificados, os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, Simbologia de Risco (placas sinalizadoras), aspectos gerais do veículo e documentação do condutor e carga. Ao final do dia, 152 apresentaram irregularidades, no entanto só 52 foram autuados. Os demais terão a chance de que se adequar. A Vigilância Sanitária lacrou cinco caminhões que transportavam cargas de forma irregular sendo que um deles tinha produtos alimentícios misturados a inseticidas. A sociedade espera ações semelhantes regularmente e cada vez mais severas.