Estar atento às necessidades e expectativas dos clientes pode ser considerado o primeiro mandamento na busca pela fidelização. Contudo, não basta apenas ouvir, é necessário compreender. Afinal, os consumidores se tornam fiéis a uma marca quando sentem que ela demonstra preocupação em atender às suas necessidades de forma satisfatória.

Continua depois da publicidade

É nessa compreensão que a tecnologia desponta há anos como uma aliada poderosa, capaz de transformar desejos em realidade. Quem se destaca através desses atributos garante prestígio e reconhecimento, como é o caso da Havan, que está novamente entre as empresas premiadas no Top Of Mind.

Ao longo de 37 anos de trajetória, a rede de lojas Havan redefiniu os padrões do varejo brasileiro, expandindo-se a partir de uma pequena loja de 45 m², em Brusque (SC), até tornar-se uma potência com 174 megalojas distribuídas por 23 estados e o Distrito Federal.  

Dono da Havan, o empresário Luciano Hang transformou a visão inicial de uma loja que vendia apenas tecidos para uma megaloja com mais de 350 mil produtos, proporcionando uma experiência única de turismo, lazer e compras aos seus clientes. 

— Mais do que vender produtos, proporcionamos aos nossos clientes uma experiência de turismo, lazer e compras — aponta Luciano Hang.

Continua depois da publicidade

Inovação através da Havan Labs

Com uma equipe de mais de 20 mil colaboradores, a Havan destaca-se ainda como uma loja espaçosa e climatizada, estacionamento gratuito e facilidades de compra. Aliás, o cliente é o centro de todas as decisões, uma filosofia que impulsionou a empresa a abraçar tecnologias de ponta. 

Uma delas é a identificação por radiofrequência (RFID), inovação desenvolvida internamente pelo Havan Labs, que aprimora a logística da empresa, agilizando o processo de identificação de produtos por meio de microchips.  Além disso, a Havan se adapta à era da praticidade e eficiência ao introduzir a identificação por biometria facial para agilizar o pagamento nas lojas, dispensando a necessidade de cartões físicos. 

Foco no crescimento econômico

Os valores da Havan vão além de transações comerciais, refletindo em seu propósito de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Um exemplo notável dessa transformação é Barra Velha, em Santa Catarina, onde está a Parada Havan e o avançado Centro de Distribuição (CDH), considerado um dos maiores e mais tecnológicos da América Latina. Essa iniciativa impulsionou o crescimento econômico da cidade, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A cultura de excelência da Havan também a tornou uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, certificada pelo Great Place to Work (GPTW) desde 2019. A empresa reforça seu compromisso com os colaboradores, concedendo o Programa de Participação nos Resultados (PPR) anualmente. O benefício equivale ao 14º salário e é distribuído a todos os colaboradores, desde 2007, quando a Havan contava com apenas 11 lojas.

Continua depois da publicidade

Acesse o canal e fique por dentro das novidades.

Leia também

Koerich: a loja da família catarinense

Top of Mind 2023 reconhece as melhores marcas de SC; veja os vencedores

Entenda como é feita a pesquisa do prêmio Top of Mind