A comida que mais me dá saudades é a comida da minha vó Teresa. Em Pomerode há um hotel fazenda onde a comida tem aquele sabor de comida de vó, vó italiana que conviveu com os alemães intensivamente, e aquela simplicidade me faz feliz, me faz sentir criança novamente.

Continua depois da publicidade

A gastronomia é isso, um cenário completo de lembranças, sabores, sensações e emoções… felicidade.

Nas viagens que fiz, junto com as lembranças de paisagens e lugares lindos, vem também a lembrança de momentos compartilhados à mesa, de suculentos bifes de chorizo, ceviches antes inimagináveis, milhares de tipos de batatas, cordeiros patagônicos, vieiras e centollas, vários caldinhos de sururu e, felizmente, muitas recordações.

Porque a magia da gastronomia não está somente no prato que é degustado, mas também nas pessoas que dividem conosco estes momentos tão singulares. Se repetem todos os dias, já que comer é necessidade diária, mas nunca são iguais.

Reconhecendo a importância da gastronomia para o mundo, o Festival Balneário Saboroso, de 11 a 28 de julho, em 23 restaurantes de Balneário Camboriú, quer gerar a oportunidade de novas experiências gastronômicas, apostando na ideia de uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa.

Continua depois da publicidade

Aceitamos o desafio de tornar o Festival uma referência turística para nossa região e para o estado de Santa Catarina, para isso foram programados workshops, oficinas e a aula show do chef Claude Troigrois em 16 de julho. Que Marravilha!

Esperamos que as emoções gastronômicas a serem vividas nos próximos dias nos encham o coração de alegria, os olhos de um brilho suave e que a mente conserve as doces lembranças de refeições maravilhosas e nos faça querer revivê-las, sempre e sempre.

Um excelente Festival para todos nós! Um brinde ao mais belo litoral do Brasil, o litoral de Santa Catarina, e a seus restaurantes maravilhosos!

Margot Libório, presidente do Convention & Visitors Bureau de Balneário Camboriú