A partida de sexta-feira entre Brasil x Costa Rica marca o reencontro de dois personagens que fizeram história no penúltimo duelo entre as duas equipes em uma Copa do Mundo. No Mundial de 1990, disputado na Itália, Cláudio Taffarel, hoje preparador de goleiros da Seleção e Oscar Ramírez, hoje técnico costarriquenho, participaram da partida válida pela primeira fase e que terminou com vitória brasileira por 1 a 0, com gol de Muller.

Continua depois da publicidade

Na época, o meia da Costa Rica não conseguiu passar por Taffarel, que segurou o resultado para a Seleção Brasileira. A derrota foi muito sentida pelo time da América Central, que estreava em Copas e tinha uma das seleções mais promissoras. O time conseguiu se classificar como segundo da chave, mas foi eliminado nas oitavas de final para Checoslováquia, perdendo o jogo por 4 a 1. O Brasil também parou nas oitavas de final, sendo eliminado pela Argentina, com derrota por 1 a 0, gol de Caniggia.

Agora em 2018, Ramírez tem a missão de levar à Costa Rica para mais uma segunda fase. O problema é que, para isso, a equipe precisa vencer o Brasil na próxima sexta-feira. O treinador já confirmou que sua meta é repetir a campanha de 2014, quando o time costarriquenho chegou as quartas de final, sendo eliminado para a Holanda nos pênaltis.

A meta de Taffarel já é mais ousada. O preparador de goleiros da Seleção Brasileira espera conquistar mais um título na Rússia, desta vez como membro da comissão técnica. O goleiro foi um dos grandes nomes do Brasil na Copa de 1994, defendendo até pênalti na final com a Itália.

Continua depois da publicidade