Não há dúvidas de que a maior preocupação dos pais é com a saúde dos filhos. Uma das batalhas mais comuns que eles enfrentam é na hora de montar a refeição dos pequenos e convencê-los a comer os ingredientes saudáveis. Para esclarecer alguns pontos desta difícil etapa, conversamos com a cardiologista pediátrica Lúcia Pellanda. Confira e tire suas dúvidas:

Continua depois da publicidade

1. Como identificar que a criança precisa de reeducação alimentar?

Uma alimentação saudável é importante para todas as crianças. Já as dietas restritivas precisam ser elaboradas com muito cuidado, sempre com orientação profissional. Crianças que necessitam de tratamento específico para controlar o peso devem ter o caso apresentado ao médico durante a consulta de puericultura. Ele vai avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança e fazer as recomendações corretas.

2. Quais os passos para uma alimentação saudável?

Acima de tudo, é preciso dar exemplo. Não adianta querer que a criança coma alimentos saudáveis se os demais membros da família não fazem o mesmo. A mudança, para ser efetiva, deve ter o envolvimento de todos.

Continua depois da publicidade

Para começar, experimente preparações mais saudáveis de alimentos que já estejam no cardápio da família. Depois de algum tempo ofereça novos alimentos saudáveis, misturados a outros que a criança já conhece. Nessa etapa, é preciso ter paciência. Serão necessárias várias tentativas até ela se acostumar com o sabor, a aparência e a textura da comida.

3. Para novos pais, quais os conselhos fundamentais para proporcionar uma boa alimentação para os filhos?

Variar os ingredientes, ter muita paciência e substituir alimentos industrializados pelas preparações caseiras. Quanto mais colorida a alimentação, maior a garantia de que todos os nutrientes necessários estão sendo oferecidos.

4. Crianças gostam de doces, salgadinhos, chocolates: em que momento eles podem ser permitidos?

Para uma criança saudável, que não tem contraindicações e se alimenta de forma saudável diariamente, essas “guloseimas” podem ser oferecidas de vez em quando. O importante é lembrar que existem algumas mais saudáveis que outras. Um doce feito em casa é muito melhor do que um refrigerante, por exemplo. Seja qual for a guloseima, faça dela uma ocasião especial e não um alimento do dia a dia.

Continua depois da publicidade

5. Quais os cuidados que os pais devem ter ao alimentar os filhos?

Além da persistência para construir hábitos saudáveis junto com a criança, às vezes é necessário dizer um não ou limitar determinados alimentos não saudáveis. Mesmo que momentaneamente a criança fique decepcionada, estabelecer esta linha terá um importante reflexo no futuro.

Para estreitar os cuidados com a alimentação dos pequenos e estimular a criação de hábitos saudáveis a partir de atividades lúdicas, a Unimed Porto Alegre abriu as inscrições do Grupo de Reeducação Menu Kids.

O próximo encontro acontece no dia 17, às 16h30, na Casa Bem-Estar (Rua Miguel Tostes, nº 823 – Porto Alegre). Os interessados podem se inscrever através do telefone (51) 3316-7177 ou pelo e-mail medicinapreventiva@unimedpoa.com.br.