A melhor data do ano para o comércio decepcionou os lojistas catarinenses. Duas pesquisas sobre o incremento das vendas identificaram um Natal fraco no Estado.

Continua depois da publicidade

É por isso que, para grandes redes varejistas de Santa Catarina, o Natal ainda não acabou. Para arrastar o apelo comercial da data e alcançar o crescimento esperado, as lojas estão investindo nas liquidações de final de ano.

O diretor de vendas da Berlanda, Alaor Pegoraro, afirma que até o dia 24 de dezembro o faturamento da rede com as vendas de Natal estava empatado com o ano passado no mesmo período. No entanto, o diretor espera fechar o mês com os 10% de aumento esperados.

– O Natal ainda não acabou para a loja. Ontem já tivemos um volume grande de vendas. Também estamos com descontos de até 50% nas sobras e produtos de ponta de estoque e esperando fechar bem o ano com uma grande liquidação – disse Pegoraro.

A maioria das grandes redes varejistas continua com as promoções pós-Natal no sábado, mas está reservando os melhores descontos para um saldão de final de ano. A Magazine Luiza, por exemplo, está oferecendo descontos de até 50% em alguns produtos, mas só na primeira semana de janeiro fará a Liquida Fantástica, com toda a loja em promoção e expectativa de filas que viram quarteirões no Centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) identificou uma queda de 2,1% nas vendas de Natal no Estado, um dos piores resultados dos últimos 10 anos. O Natal catarinense ainda foi pior do que a média brasileira. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o comércio no país faturou 2,97% mais neste ano do que em 2012. Apesar de positivo, o resultado refletiu um incremento morno, como observou o presidente da CNDL Roque Pellizzaro Junior.

Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC argumentou que o poder de compra do catarinense foi corroído pela inflação e na sua percepção o consumidor está assustado com a alta nos preços.

Já a Fecomércio-SC apontou um aumento nas vendas no Estado de 2,72% em relação ao Natal passado. Apesar de positiva, a variação é a menor dos últimos três anos pesquisados pela entidade.

O assessor econômico da Fecomércio Maurício Mulinari atribuiu a dois motivos a desaceleração do consumo. Em primeiro lugar, segundo ele, está o crescimento quase nulo da renda das famílias, que junto com o aumento da inflação, reduziu o poder de compra. Em segundo lugar, está o elevado endividamento das famílias, que diminuiu a procura e a oferta de crédito.

Continua depois da publicidade

A pesquisa da Fecomércio identificou ainda que o gasto médio dos consumidores de Santa Catarina no Natal deste ano foi R$ 218,62 por pessoa, 16,5% menos do que em 2012.

De olho na etiqueta vermelha

Salfer

A queima de estoque pós-Natal começou na sexta-feira e segue no sábado (dia 28), com descontos de até 70% nos itens de estoque e mostruário.

Koerich

Liquidação com descontos de 10% a 50%. Dependendo da localidade, a promoção vale também neste sábado.

Berlanda

Descontos de até 50% em alguns itens. Promoção segue até o dia 31. A rede vai fazer saldão de toda a loja depois do final do ano.

Continua depois da publicidade

Magazine Luiza

Desconto de até 50% em alguns produtos até sábado. Uma mega liquidação está marcada para a primeira semana de janeiro.

Lojas Colombo

Até 50% de desconto em alguns produtos. Seis modelos de geladeira estão com preços de 30% a 50% mais baixos. As promoções vão até acabar os estoques.

Casas Bahia

Apenas alguns produtos com desconto. Liquidação de toda a loja será depois do final do ano.

Havan

De 27 até 31 de dezembro, todos os produtos da loja estarão em 10 vezes sem entrada e sem juros.