As redes sociais transformaram a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Se antes o ambiente virtual era apenas uma espécie de outdoor, hoje ele funciona como uma verdadeira central de relacionamento – e quem não estiver com o diálogo em dia com seu público-alvo estará cada vez menos competitivo.

Continua depois da publicidade

A análise é do presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB-SC), Juarez Beltrão. Nascido no Rio de Janeiro, ele mudou-se para Florianópolis ainda adolescente.

É empresário, administrador de empresas e publicitário e sempre se dedicou, em 30 anos de carreira, a entidades representativas. Acumula passagens pela Associação Catarinense de Propaganda, pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina e pela Federação Nacional das Agências de Propaganda.

Nos últimos dois anos, Beltrão esteve à frente da ADVB-SC, que atua em três frentes: capacitação de seus associados, relacionamento entre profissionais da área de marketing e vendas e reconhecimento de ações e cases, em diversas áreas, que inspiram o mercado.

Em 20 de março, ele deixa o cargo, que passará a ser ocupado por Octavio Renê Lebarbenchon Neto.

Continua depois da publicidade

QUALIDADE RECONHECIDA

– As empresas catarinenses são destaque em vários segmentos, no Brasil e no mundo. E não se consegue esse sucesso por acaso. Isso é fruto de muito trabalho, muita dedicação, muita pesquisa e visão empresarial. Obviamente, tudo isso embalado e costurado em planos de marketing bem elaborados.

ERROS MAIS COMUNS

– Não dá para listar os mais comuns, mas arrisco a dizer que os maiores erros em ações de marketing estão relacionados com a falta de dados e falta de informações corretas sobre o público-alvo das empresas. Mas os erros são normais e fazem parte do processo. Todo grande case de sucesso teve sua fase inicial com erros.

UM PASSO ATRÁS

– As empresas que ainda não estão investindo nos canais online, que ainda não abriram os olhos para a internet, já estão defasadas em, pelo menos, cinco nos. E não falo só de varejo online, mas de estratégias de venda de uma maneira geral, seja para indústrias, distribuidoras, franqueadoras e importadoras. Isso vale para qualquer segmento.

REDES SOCIAIS

– As redes sociais viraram de cabeça para baixo a forma de relacionamento com os clientes e com a cadeia comercial em geral. Antes, era apenas um monólogo: a empresa dava sua versão do fato, sua visão do produto e se elogiava muitas vezes, sem se importar muito com a opinião do seu consumidor. Agora, o monólogo virou diálogo. Hoje, a empresa que não escutar as críticas, e também os elogios, enfim, que não estiver dialogando com o seu público, vai se distanciar cada vez mais dele.

Continua depois da publicidade

SEM ESPAÇO PARA AMADORES

– O marketing não mudou e será mais necessário do que nunca. O que mudou foram os canais de venda e, por consequência, a comunicação, que necessita de uma profunda reavaliação. Esse mercado estará cada vez mais disputado, por isso mais profissional e mais técnico, sem espaço para improvisações e para amadores.

HISTÓRICO

– A ADVB de Santa Catarina foi criada em 11 de julho de 1984. Em 2014, estamos completando 30 anos de atividades ininterruptas. O quadro de associados, formado por empresários de vários segmentos e executivos das áreas de marketing, vendas e gestão, gira em torno de 250 sócios.

MISSÃO

– Nossa missão é desenvolver e reconhecer as práticas do marketing e de vendas, fomentando a difusão de ideias que agreguem valor e cidadania à sociedade catarinense.

CAPACITAÇÃO

– Um dos focos da ADVB-SC é a capacitação. Temos parceria com a premiada e reconhecida Escola Superior de Marketing e Propaganda e com a Unisul Virtual, que oferecem inúmeros cursos de curta e longa duração, presenciais e a distância, sempre voltados ao desenvolvimento do marketing, da gestão e das vendas.

Continua depois da publicidade

RECONHECIMENTO

– As premiações da ADVB-SC (Top Turismo, Top de Marketing e Vendas e Empresa Cidadã, que reconhecem ações e cases de sucesso nas respectivas áreas; e o Personalidade de Vendas, que indica um empresário de destaque na área) contribuem, de maneira prática, para o desenvolvimento do nosso Estado. Elas são um efeito multiplicador em outras empresas, que também querem mostrar suas qualidades e suas melhores práticas.

NETWORKING

– A ADVB é uma entidade, também, de relacionamento. Nos eventos, cursos e premiações, o nosso associado pode encontrar, conversar e iniciar relacionamentos comerciais com as principais lideranças empresariais catarinenses.

NOMES DE PESO

– Várias personalidades e autoridades já participaram de eventos a convite da ADVB. Cito como exemplos o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani.

CRESCIMENTO

– Em dois anos, a entidade recebeu 130 novos associados.

A receita com capacitação cresceu mais de 50%, registrando a matrícula de mais de 500 alunos, e o número de inscrições também aumentou em todas as premiações.

Continua depois da publicidade