O ambiente da internet pode ser decisivo para as marcas. Ao mesmo tempo em que a interação pelas redes sociais proporciona o interesse de mais clientes, um deslize pode afastar muitos deles.

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Mais: Pesquisa mostra a influência das mídias sociais para as consumidoras

Como a base do uso destas ferramentas pelo consumidor é a busca de informações sobre algum produto, os comentários publicados por outros usuários influenciam consideravelmente na decisão do cliente. As estratégias das marcas mais lembradas pelos catarinenses no Top of Mind e no Top Executivo, uma iniciativa de “A Notícia” e do Instituto Mapa, serão destacadas em caderno que circulará na edição de 2 de agosto.

O foco dos consumidores com relação às marcas no ambiente das redes sociais é para a busca de informações sobre os produtos. 98% das mulheres pesquisadas pela Sophia Mind, empresa de análise de mercado, acessam semanalmente pelo menos uma rede social.

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– O boca a boca virtual têm muita força. Por isso, é importante ficar atento ao que falam das empresas nas redes sociais -, explica Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, consultoria de mercado.

Segundo a Sophia Mind, 76% das entrevistadas buscam informações sobre marcas e 80% deixaram de comprar produtos ou serviços por causa de comentários em redes sociais.

– A marca está exposta e as empresas precisam estar preparadas para o poder de informação compartilhada nas redes sociais -, revela André Chaves, CEO do Grupo Bolsa de Mulher, do qual a Sophia Mind faz parte.

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O alto índice de acesso a estes canais significa um momento que pede atenção das empresas sobre a interação virtual com seus consumidores.

– É um momento muito revolucionário. Agora, todas as marcas estão expostas. Não estamos nos dando conta dessa interatividade -, diz o executivo.

– Quando a marca começa a falar diretamente com o cliente, torna-se uma personalidade e começa a se diferenciar -, conta Chaves.

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A interação das empresas com o consumidor pelas redes sociais aponta um índice positivo. 74% das entrevistadas pela Sophia Mind revelaram que costumam seguir marcas que lhes agradam no ambiente da internet. Por meio do perfil virtual, a empresa passa a fazer parte da vida do cliente com mais intensidade.

Clique no computador, roupa nova no armário

Falta de tempo para procurar produtos no comércio é uma realidade de muita gente. O contato com as marcas por meio das redes sociais surgiu para solucionar grande parte dos problemas de quem precisa fazer compras, mas não tem horário livre compatível com o atendimento das empresas.

– Hoje, eu só consigo comprar roupas por meio das redes sociais -, revela a bancária e consultora de marketing Sheila Floriani, de 27 anos.

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Enquanto muitas pessoas ainda têm receio de fechar negócio pela internet, a jovem viu uma grande oportunidade.

– Sempre achei o sistema de e-commerce interessante. Mas, depois que o relacionamento com as empresas já está estabelecido, este tabu desaparece e a vida da gente fica bem mais prática -, argumenta. Sheila já perdeu as contas de quantos perfis de marcas acompanha. Já chegou comprar produtos de empresas de outra cidade por meio de pagamento em depósito e recebimento via Correios.

Entre as empresas da cidade, dá até para fazer amizades.

– Com o tempo, as vendedoras já sabem seu estilo. Assim que publicam a foto de algum produto que você possa gostar, marcam seu nome em algum comentário ou na própria imagem -, conta a consultora.

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