Currículos e entrevistas muitas vezes deixam os profissionais tensos e desgastados na busca por um emprego. Uma solução encontrada por jovens catarinenses para driblar a forma tradicional de se posicionar no mercado de trabalho é apostar em negócios no mundo digital dos blogs, sites e redes sociais.
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O comunicador Marcelo Nunes, 22, criou uma rede transmídia de conteúdos sobre filmes, quadrinhos, desenhos e animações. O Nerd News, em quatro meses, conquistou mais de 30 mil fãs.
– A ideia surgiu em fevereiro deste ano, enquanto me recuperava de uma cirurgia e acompanhava filmes e séries. Senti falta de um canal com conteúdo relacionado a este universo e enxerguei aí uma oportunidade de empreender – afirma Nunes.
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As redes sociais viabilizaram o fortalecimento da marca que, em poucos meses, incentivou o engajamento dos seguidores. A interação serviu de defesa para atrair anunciantes, que tornam o negócio monetizado.
– O que qualquer marca precisa nas redes sociais é engajamento. O resultado para o anunciante aparece de forma satisfatória, já que o público é segmentado e orgânico, ou seja, sem publicações impulsionadas para atingir maior número de pessoas – explica.
Levar informações relevantes aos internautas que se identificam com o universo dos games é a principal proposta do Nerd News, que busca as novidades em sites norte-americanos especializados neste segmento de mercado.
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Presença multiplataforma fortalece marcas na web
A presença online é importante para marcas de diferentes segmentos, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Para o analista de marketing digital, Thiago Loch, o ideal é fazer a construção da persona que esteja alinhada à estratégia do negócio.
– A marca precisa saber onde está seu público-alvo. É importante manter a presença nestes lugares e, principalmente, saber onde investir para fidelizá-lo – explica.
O investimento no marketing digital é variável e tem resultados em curto, médio e longo prazo.
– Uma empresa que tem um perfil empresarial e corporativo, por exemplo, pode dar mais atenção ao LinkedIn. Já uma marca mais jovem e descolada pode ter foco no Snapchat – completa Loch.
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Projetando o futuro
Com o potencial crescimento de fãs, o Nerd News usa diferentes redes sociais para fazer o conteúdo multimídia. A principal fonte de interatividade fica com o Instagram, rede social de fotos, vídeos e textos curtos que recebe a média de cinco postagens por dia. O Facebook tem como proposta o apoio de conteúdo por meio de chamadas, textos um pouco maiores e galerias de fotos. O Snapchat, que permite o compartilhamento rápido de fotos e vídeos de até 10 segundos, tem como objetivo mostrar os bastidores do Nerd News e é o canal com comunicação mais constante.
Os futuros canais contarão com textos mais completos e vídeos. Um blog pretende reunir informações mais aprofundadas, com detalhes e conteúdo multimídia. Já o canal no YouTube reunirá vídeos feitos pelo CEO da marca com comentários sobre os games e afins, com edição diferenciada e conteúdo mais completo do que é permitido pelo Snapchat e Instagram, que suportam, no máximo, 10 e 15 segundos, respectivamente.