O fim do ano chega e com ele as já tradicionais liquidações. Grandes redes aproveitam o período pós-Natal para abrir espaço nos estoques para as novas coleções no começo do ano.
Continua depois da publicidade
Para o comércio é uma forma também de criar movimento num período de vendas fracas. O consumidor tem agora a vantagem de comprar com preços melhores produtos novos ou de mesmo de mostruário.
Valores convidativos eventualmente podem esconder detalhes que o consumidor precisa estar atento, alerta Alexandre Pereira Caminha, diretor geral do Procon de Blumenau. Ele explica que, por exemplo, em itens de mostruário que apresentam falhas, como arranhões ou que tiveram a vida útil comprometida, como o caso de televisores, quem compra precisa estar ciente de que não terá direito de troca.
A loja precisa alertar o comprador nos casos em que o desconto atrativo é por conta dos problemas da peça. Outro detalhe importante é a nota fiscal. O documento, mesmo que eletrônico, é fundamental para garantir os direitos previstos em lei.
As liquidações (veja tabela) valem para todos os setores. Móveis, geladeiras, fogões, microondas, fornos, lavadoras, televisores, celulares, notebooks e artigos de cozinha estarão com descontos de até 70%. Alguns saldões vão apenas até esta terça-feira, mas outros vão estender as promoções até fevereiro.
Continua depois da publicidade
Além dos preços mais em conta, as lojas vão oferecer condições especiais de pagamento. A maioria permitirá a compra em até 10 vezes sem juros, enquanto outras prolongam o início do pagamento em até cem dias.
Promoções
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade