Comprometimento da renda com dívidas, inflação e juros mais altos: nenhum dos fatores conjunturais da economia, sentidos com mais força no final de 2013, prometem abalar os planos de expansão das principais redes varejistas em Santa Catarina. Com metas de crescimento ousadas, Berlanda, Salfer, Koerich, Havan e Schumann pretendem abrir novas lojas em 2014 e manter os motores de crescimento aquecidos.
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Atualmente com 85 lojas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, a rede varejista Schumann planeja a inauguração de mais 10 lojas ainda este ano e aposta no crescimento das vendas de televisores. Já a Berlanda, que conta com 200 lojas em 170 municípios catarinenses, pretende inaugurar de 15 a 20 novas unidades. O foco é a abertura em centros maiores, como Joinville, Blumenau e Grande Florianópolis.
– Nosso planejamento prevê uma expansão média de 10% em número de unidades por ano. Esperamos que o mercado seja receptivo – destaca Alaor Pegoraro, diretor de marketing e vendas da empresa.
Sem considerar o custo de estoque, o valor de investimento para a abertura de cada loja da rede é de cerca de R$ 500 mil. Além das vendas, que representam 35% do negócio, a empresa tem três indústrias próprias de fabricação de móveis, colchões, estofados e cozinhas e um centro de distribuição em Porto Belo.
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Ao contrário do cenário econômico ruim, Havan e Salfer tiveram um bom 2013, com crescimento nas vendas e novas metas para este ano.
A varejista Havan, de Brusque, planeja fechar 2014 com 80 megalojas, o que significa mais 15 este ano nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás.
– Em 2014 manteremos os mesmos planos de investimento programados. Se sentirmos qualquer dificuldade no mercado, reavaliaremos os próximos anos – diz Luciano Hang, presidente da empresa.
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Clayton Salfer, presidente da Salfer, também afirma que tanto a rede, que tem 170 lojas em Santa Catarina, quanto o Grupo Máquina de Vendas, cresceram.
– Estamos bastante animados e com expectativas otimistas para 2014 – revela.
Com a meta de chegar a 100 lojas em 2014, a Koerich estima um crescimento de 15% e a ampliação dos postos de trabalho, que hoje somam 1,3 mil funcionários em todo o Estado.
Otimismo, mas nem tanto
Apesar do otimismo dos empresários, o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Sergio Medeiros, diz que prefere “manter os pés no chão”.
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– Tenho a convicção que esse crescimento não será tão expressivo. Os números apontam para uma tendência de queda nas vendas. A projeção é alta, mas acho que o resultado final não será o esperado.
Ele explica que o setor varejista em Santa Catarina é diferente dos outros Estados pela grande quantidade de micro e pequenas empresas no varejo – 93% dos associados da FCDL têm esse perfil.
– Ano passado foi ruim, e os pequenos empresários também sentiram. O grande varejista aproveitou para avançar.
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Número de lojas das maiores redes de SC
Berlanda: 200
Salfer: 170
Koerich: 86
Schumann: 85
Havan: 65, além do Brusque Auto Center