Quem viu, ficou surpreso. Redemoinhos se formaram no Vale do Itajaí e despertaram a curiosidade de moradores nessa quarta-feira (16). Vídeos que flagraram o fenômeno viralizaram pelas redes sociais. Um deles foi feito durante a tarde em Apiúna. Outro teria sido registrado em Blumenau.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Pelas imagens é possível ver a poeira levantando e o redemoinho ganhando altura (assista abaixo). O meteorologista do AlertaBlu, Gabriel Cassol, analisou o ocorrido e explicou o porquê: com o tempo seco e as temperaturas de verão, o sol aquece o solo, que transfere o calor para o ar mais próximo. Logo acima, o ar é mais frio. Essa diferença acaba formando um sistema de baixa e alta pressão. 

Como poucos metros separam essa divergência de pressão, o redemoinho se forma.

— Esse fenômeno é comum em áreas mais desertas e é notado por conta da poeira, que o torna visível. Ele pode chegar a 100 quilômetros por hora, mas não é o habitual. Normalmente levanta apenas coisas muito leves — tranquiliza o profissional.

Continua depois da publicidade

Em Blumenau, o fenômeno também foi percebido pela tarde, no bairro Badenfurt, às margens da BR-470. Tanto em Apiúna quanto na maior cidade do Vale não houve contratempos por causa dos redemoinhos de poeira. O meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski, mostrou a gravação e comentou o assunto, assista:

Diferente do que muitos escreveram na internet, um redemoinho não se forma no mar e dificilmente causa estragos como um tornado, esclareceram os meteorologistas. Rende apenas imagens curiosas.

Redemoinho em Apiúna nesta quarta-feira
Redemoinho em Apiúna nesta quarta-feira (Foto: Divulgação)

Leia também

Duas empresas disputam obra em terminal de Blumenau campeã de reclamações

Liga confirma volta da Gincana de Blumenau após dois anos​

Multinacional de TI escolhe Blumenau para ser centro da expansão no Brasil

Blumob roda com prejuízo mesmo depois de receber aportes milionários da prefeitura de Blumenau