Quem viu, ficou surpreso. Redemoinhos se formaram no Vale do Itajaí e despertaram a curiosidade de moradores nessa quarta-feira (16). Vídeos que flagraram o fenômeno viralizaram pelas redes sociais. Um deles foi feito durante a tarde em Apiúna. Outro teria sido registrado em Blumenau.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Pelas imagens é possível ver a poeira levantando e o redemoinho ganhando altura (assista abaixo). O meteorologista do AlertaBlu, Gabriel Cassol, analisou o ocorrido e explicou o porquê: com o tempo seco e as temperaturas de verão, o sol aquece o solo, que transfere o calor para o ar mais próximo. Logo acima, o ar é mais frio. Essa diferença acaba formando um sistema de baixa e alta pressão.
Como poucos metros separam essa divergência de pressão, o redemoinho se forma.
— Esse fenômeno é comum em áreas mais desertas e é notado por conta da poeira, que o torna visível. Ele pode chegar a 100 quilômetros por hora, mas não é o habitual. Normalmente levanta apenas coisas muito leves — tranquiliza o profissional.
Continua depois da publicidade
Em Blumenau, o fenômeno também foi percebido pela tarde, no bairro Badenfurt, às margens da BR-470. Tanto em Apiúna quanto na maior cidade do Vale não houve contratempos por causa dos redemoinhos de poeira. O meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski, mostrou a gravação e comentou o assunto, assista:
Diferente do que muitos escreveram na internet, um redemoinho não se forma no mar e dificilmente causa estragos como um tornado, esclareceram os meteorologistas. Rende apenas imagens curiosas.

Leia também
Duas empresas disputam obra em terminal de Blumenau campeã de reclamações
Liga confirma volta da Gincana de Blumenau após dois anos
Multinacional de TI escolhe Blumenau para ser centro da expansão no Brasil
Blumob roda com prejuízo mesmo depois de receber aportes milionários da prefeitura de Blumenau